sexta-feira, 17 de março de 2023

Iluminador Beto Bruel estreia como diretor no Festival de Curitiba

 

Peça "Ovos Não Tem Janela" do grupo Prego Torto é a primeira experiência do consagrado iluminador na direção



Com cinco décadas de experiência, mais de 700 peças e dezenas de prêmios no currículo, o iluminador Beto Bruel estreia como diretor na peça “Ovos Não Tem Janela” na Mostra Lucia Camargo os dias 05 e 06 de abril, às 20h30, no Auditório do Museu Oscar Niemeyer (MON).

 “Ovos Não tem Janela”, aliás, é uma estreia dupla: além do debut de Bruel, há o texto inédito do dramaturgo Manoel Carlos Karam (1947-2007). Escritor, dramaturgo e jornalista, Karam escreveu e dirigiu vinte peças de teatro na década de 70 e criou o importante grupo “Teatro Margem” que marcou época em Curitiba pelo experimentalismo e postura política de resistência.

A parceria entre os dois tem 50 anos e foi decisiva na carreira de Bruel. “Trabalhei com o grupo do Karan nos anos 1970 e ele foi o grande professor que me ensinou tudo sobre teatro.” 

Comédia Surreal 

Toda a ação de “Ovos Não Têm Janela” acontece em uma sala de recepção, onde um secretário lida com quatro personagens que esperam para serem atendidos por um médico. O texto flerta o tempo todo com o absurdo e o surreal, numa sucessão de acontecimentos insólitos. 

Bruel colocará seu nome no cartaz pela primeira vez atendendo pedidos do grupo Prego Torto. A presença da atriz Renata Bruel e de Maíra Lour na assistência de direção – filha e afilhada de Bruel – amenizam o “frio na barriga” que o experiente estreante diz sentir. “Fica tudo em casa, mas o olhar [do diretor] é bem diferente do iluminador. Estou curioso para ver no que vai dar”, disse.

O Iluminador 

Autodidata, o paranaense da Lapa é o grande iluminador do teatro brasileiro. Já trabalhou com mais de 100 diretores diferentes e venceu cinco vezes o prêmio Shell, entre outros tantos prêmios nacionais e internacionais.

“Tudo que eu consegui com o teatro, essa grande experiência coletiva. O teatro só dá certo se todo mundo joga junto e se entrega de corpo e alma. É uma grande lição de democracia e da união que o mundo precisa tanto”, disse Bruel.

A Mostra Lucia Camargo no Festival de Curitiba é apresentada por Banco CNH Industrial e New Holland, Novozymes, Copel e Sanepar – Governo do Estado do Paraná, com patrocínio de EBANX, DaMagrinha 100% Integral, GRASP e ClearCorrect. Acompanhe todas as novidades e informações pelo site do Festival de Curitiba www.festivaldecuritiba.com.br, pelas redes sociais disponíveis no Facebook @fest.curitiba, pelo Instagram @festivaldecuritiba e pelo Twitter @Fest_curitiba. Ingressos disponíveis pelo site oficial e na bilheteria física no Shopping Mueller (Piso L3).


Serviço:

Ovos Não Tem Janela 
Mostra Lucia Camargo - Festival de Curitiba
Data e Horário: 5 e 6 de abril, às 20h30
Local: Auditório do Museu Oscar Niemeyer (MON).
Classificação: 16.
Duração: 60'
Ingressos: www.festivaldecuritiba.com.br e no Shopping Mueller (Piso L3).
Valores: R$ 80 e R$ 40 (meia)
ESTREIA NACIONAL

Foto: Nay Klim

Por Sandro Moser - Agência de Notícias Festival de Curitiba


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.