quinta-feira, 9 de março de 2023

De Inverno celebra a cena musical curitibana!

 

No próximo sábado (11/3), o espaço cultural Dogwood 373 (Visconde do Rio Branco, 373) recebe a primeira edição da Festa De Inverno, criada pela produtora homônima  no intuito de celebrar a cena musical curitibana e a produção artística do fotógrafo, videomaker, marceneiro e escultor Marcelo Borges, responsável pelo espaço. 



A festa começa às 21h e o ingresso custa R$10. As primeiras horas serão com a discotecagem feita pela De Inverno, conhecida por seu trabalho com bandas independentes locais e nacionais em frentes como a realização do Festival Rock De Inverno, do Palco De Inverno na corrente cultural e das Noites De Inverno, além da produção de vários shows em Curitiba, com bandas nacionais independentes. Depois da meia-noite, o som fica a cargo do Silent Disco DJ. Nas telas vão rolar vídeos do Rock De Inverno e clipes de bandas, todos assinados por Marcelo.

 

Marcelo já estava produzindo e registrando a efervescente cena musical curitibana na virada dos anos 80 para 90, quando os donos da De Inverno, os jornalistas Adriane Perin e Ivan Santos terminavam o curso de jornalismo.  Conforme eles foram conhecendo e acompanhando a história do fotógrafo, ao mesmo tempo em que consolidavam a carreira de jornalistas, foi ficando evidente o vigor, a força e a importância do trabalho de Marcelo ao lado de gente como JR Ferreira, do 92 Graus, e da geração que fez Curitiba ser citada como a  “Seatle brasileira”.

 

*********

Sobre Marcelo Borges

 

Todo mundo que conheceu e viveu a cena underground de Curitiba nas últimas três décadas sabe quem é Marcelo Borges. Foi ele que criou o lendário “Poeta Maldito”, reduto de boêmios e artistas no início dos anos 90, e que teve a participação outras figuras imprescindíveis, como a Ieda Godoy e o Leo. Também foi ele que literalmente construiu com as próprias mãos o não menos lendário “Hole”, que mesmo tendo durado pouco tempo, foi o suficiente para abrigar apresentações memoráveis de bandas como July et Joe e Relespública (essa última ainda em início de carreira), entre muitas outras que marcaram tempo na cidade.

 

Nesse período, Marcelo ainda foi responsável por registrar em fotos e vídeos praticamente todas as bandas que povoavam o palco do mítico 92 Graus, do JR Ferreira, formando um acervo inestimável que ainda está por ser devidamente recuperado e apresentado. Além de ter registrado também shows de lendas do rock mundial, como Nick Cave e Portishead.

 

Marcelo foi ainda um parceiro fundamental e incansável da De Inverno, registrando em vídeo quase todas as edições do festival Rock De Inverno, e apresentações do OAEOZ e de outras bandas do selo e que passaram pelo evento.

 

Mesmo depois de todo esse rol de serviços prestados à produção cultural de Curitiba, e inquieto como sempre, Marcelo não para, e atualmente, comanda o Dogwood 373 (ex-Galeria 373), que muito mais que um bar, é um espaço cultural onde expõe seus outros trabalhos de escultor e fotógrafo, e dá espaço a escritores, poetas, músicos e artistas da Capital paranaense.

 

Mas como todos sabem, manter um espaço cultural em uma cidade como Curitiba, com tantas exigências burocráticas e desafios financeiros, não é fácil. E justamente por saber disso, decidimos tentar fazer algo para ajudar Marcelo a continuar oferecendo à arte e aos artistas de nossa cidade a oportunidade de se expressarem, e do público de conhecer essa produção.

 

Porque a gente da De Inverno acredita que Marcelo é uma figura indispensável à nossa cena cultural, e precisa ser valorizado por aqueles que também militam nessa cena, bem como ser apresentado para outras gerações que ainda não conhecem esse trabalho. E resolvemos dar a nossa pequena contribuição, promovendo em parceira com ele uma festa para celebrar essa história, rever e reunir os amigos e mostrar um pouco dessa trajetória para mais quem quiser mergulhar nesse universo de arte, paixão e inventividade.

 

Será uma noite especial, com discotecagem da De Inverno – e como não poderia deixar de ser - com muitos sons de Curitiba e outros prediletos da casa que nos inspiraram, embalaram e impulsionaram nossos sonhos nesses mais de 30 anos. Depois da meia-noite, as pick ups serão comandadas por Silent Disco. Também terá exibição de vídeos da De Inverno. E, principalmente, nossa esperança é que esse pequeno gesto possa contar com “with little help from our friends” para que nosso parceiro Marcelo Borges possa continuar fazendo o que ele mais gosta e dando oportunidade para que muitos outros também possam fazê-lo. Porque, como diz Ferreira Gullar, a arte existe porque a vida não basta. 

 

SERVIÇO:

Festa De Inverno na Dogwood 373 (Rua Visconde do Rio Branco, 373)

Sábado 11/3, a partir das 21 horas

Discotecagem De Inverno com sons de Curitiba e prediletos da Casa

Após a meia- noite – Silent Disco

Ingresso: 10 reais

Pagamento antecipado por pix ganha um chopp Xamâ.

O pix é: CPF 663.983.129-53 e o recibo pelo insta @dogwood373

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.