segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Primeiro longa de Laís Melo é filmado em Curitiba

 

“Nó” conta com a distribuição da Elo Studios e faz parte do Selo ELAS 2023




 

Imagem de “Nó” | Foto de Isabella Lanave | Distribuição Elo Studios



Após o premiado curta autoral, “Tentei”, Laís Melo inicia a direção de seu primeiro longa-metragem pelas ruas de Curitiba. Com distribuição da Elo Studios e produção da Grafo Audiovisual, “Nó” olha para a vida de mulheres da classe trabalhadora, mergulhando na reverberação dos modos violentos de organização do mundo e as estratégias de invenção de respiros, alegrias e afeto para existir e resistir.
 

O filme acompanha Glória (Patricia Saravy) que, após a separação, sai da periferia e se muda com suas três filhas para um prédio antigo no centro da cidade. Ameaçada pelo ex-marido, que pede a guarda das crianças, e com limitadas condições financeiras, ela toma a difícil decisão de disputar uma vaga de supervisora com sua melhor amiga, que vive situação similar, na indústria de alimentos processados, onde trabalha no chão da fábrica.

O filme parte da palavra "íntimo", a histórias, a linguagem e o processo de criação e produção vão alinhavando esses nós. Laís e Patricia Saravy, se acompanham na vida cotidiana e escreveram juntas esta história depois de partilharem a feição de outras obras, dividindo na dramaturgia de "Nó" fragmentos pulsantes da vida e fabulações.

 

“Neste percurso, onde acompanhamos de perto o dia a dia dessas relações, Glória busca criar um novo lar para as três filhas e seu corpo lar para si. Neste fragmento de vida, mergulhamos no processo de redescoberta de sua mulheridade, maternagem e laços, permitindo que o público questione os caminhos e escolhas que somos condicionades a fazer. Dentro desse diálogo entre moral e imoral, acusação e defesa, heroína e vilã, entre essas frestas abertas, tentamos pensar e mover o inchaço do cotidiano humano”, comenta Laís.

 

O longa-metragem, que tem previsão de lançamento para 2024, faz parte do Selo Elas deste ano, iniciativa da Elo Studios que visa fomentar o cinema feito por mulheres, na intenção de impulsionar a equidade de gênero no audiovisual e que completa seis anos em 2023.

 

Sinopse

Glória acaba de mudar e busca fazer um novo lar para as três filhas e seu corpo lar para si, enquanto disputa com seus amigos uma vaga de supervisora na indústria onde trabalha no chão de fábrica.
 

Sobre a diretora

Laís é roteirista, diretora, diretora de arte e educadora popular em cinema. Em seu trabalho pesquisa a reverberação do violento e as possibilidades de reinvenção de vida das corpas da classe trabalhadora. Seu primeiro curta-metragem autoral, “Tentei”, foi premiado como melhor filme, fotografia e atuação no 50o Festival de Brasília, entre outros. Finaliza o curta “Me deixei alí” e está dirigindo o primeiro longa, "Nó". Foi diretora assistente para Aly Muritiba no longa "Deserto Particular", e co-diretora com Isabella Lanave e Mano Cappu na série "Cartas para o Futuro" para National Geographic.

 

FICHA TÉCNICA

Direção: Laís Melo

1o Assistente de Direção: Hugo Mejía

2a Assistente de Direção: Samanta Carvalho

3a Assistente de Direção: Flora Suzuki

Continuísta: Felipe Aufiero

Produção: Antonio Gonçalves Junior e Diogo Vieira

Produção Executiva: Raiane Rodrigues e Andrei Bueno

Assistência de Prod. Executiva: Letícia Martins

Produção de Elenco: Camila Cardoso

Preparação de Elenco: Jaciara’Rocha

Direção de Produção: Vanessa Vieira

1a Assistência de Produção: Kênia Souza Neves

2a Assistência de Produção: Laremi Paixão

Estágio de Produção: Gio Knaut

Platô: Djerold Luiz

Produção de Locação: Bruno Costa

Direção de Arte: Bea Gerolin

1a Assistência de Arte: Larissa Monteiro

2a Assistência de Arte: Ana Vitória Miotto

Secretária de Arte: Maria Veloso

Estágio de Arte: Mariana Barancelli

Contrarregra: Boy

Produção de Objetos: Tatiana Machnicki

Assistência de Produção de Objetos: Anna Reikdal

Figurino: Fernanda Bueno e Thayna Batista

Assistência de Figurino: Lucí Guerra

Caracterização: Kenia Coqueiro

Assistência de Caracterização: Dayune Coqueiro

Efeitos: Carol Suss

Direção de Fotografia: Renata Corrêa

1a Assistência de Câmera: Mariana Boaventura

2a Assistência de Câmera: Nica Chaves

Estágio de Fotografia: Pretícia Jerônimo

Logger: Acer Cavalheiro

Estágio de Logger: Danielle Oliveira

Gaffer: Ivanir Pereira

Chefe de Maquinária: Sandro Lobo

Assistência de Elétrica e Maquinaria: Lucro Reggiani

Técnico de Som Direto: Túlio Borges

Microfonista: Mateus Praxedes

Assistência de Som: Kamilly Smith

Stills: Isabella Lanave

Supervisor Musical: Gustavo Montenegro

Montagem: Daniele Oliveira e Tomás Von Der Osten

 

ELENCO PRINCIPAL

Patricia Saravy - Glória

Fernanda Silva - Magali

Sali Cimi - Sabrina

Antonia Saravy - Mitaí

Clarice Rocha - Tainá

Paulo Carneiro - Airton
 

ELO STUDIOS

A ELO STUDIOS é um estúdio audiovisual que desenvolve, produz, e comercializa narrativas brasileiras em múltiplas plataformas e países. Especializada em inovação e entretenimento de impacto, desde 2005 distribuiu mais de 500 títulos incluindo filmes de mais de 1 milhão de espectadores no Brasil à premiados internacionalmente (indicação ao Oscar como O Menino e o Mundo) e distribuídos em mais de 100 países.

Focada em conectar ideias, criadores e talentos, a ELO STUDIOS possui um forte line up de produções originais, além de desenvolver e produzir o conteúdo certo para cada mídia. Como resultado de significativo investimento e parcerias, a ELO STUDIOS está trabalhando em 20 produções próprias para os próximos três anos, sendo nove delas já confirmadas com parceiros.

A ELO STUDIOS lançou em 2022 o filme “Medida Provisória”, de Lázaro Ramos, sendo o maior sucesso nacional do ano, em número de semanas em cartaz, e segundo em público. A empresa também é responsável pela incubadora de projetos com diretoras - SELO ELAS - e outras iniciativas que valorizam a diversidade de estórias na frente e atrás das telas.

Em 2023 irá distribuir mais de 14 lançamentos nos cinemas, incluindo “Depois da Saideira”, (comédia estrelada por Thati Lopes e produzida pela Glaz), “De Repente Miss” (co-distribuição ELO STUDIOS e Sony Pictures, com Fabiana Karla e Giulia Benite no elenco), “Madame Durocher” (com Mateus Solano, e as premiadas Marie-Josée Croze e Sandra Corveloni), e “Viva a Vida” (dirigido por Cris D'amato em Israel, e estrelado por Thati Lopes e Rodrigo Simas).

Fundada há 17 anos por Sabrina N Wagon, Ruben Feffer e Flávia Feffer, a ELO STUDIOS pretende inovar a cada ano, e levar diversas produções nacionais a um número cada vez maior de pessoas, tanto no Brasil, como no mundo

 

Grafo Audiovisual

Grafo Audiovisual é responsável por produzir os filmes: Deserto Particular (Prêmio do Público na Giornate degli Autori Veneza, indicado brasileiro ao Oscar), Ferrugem (Sundance -- EUA, Melhor Filme Festival de Gramado), Para minha amada morta (7 prêmios Festival de Brasília, Zenith de Prata em Montreal -- Canada, San Sebastian -- Espanha), Jesus Kid (3 prêmios em Gramado), Circular (Festival do Rio), A gente (Prêmio da ONU no Dok Leipzig -- Alemanha), Zona Árida (Menção Especial no Dok Leizpig -- Alemanha), A mesma parte de um homem (Prêmio Helena Ignez na Mostra de Tiradentes), Pátio (Cannes -- França), O Estacionamento (Melhor Curta Festival do Rio), A Fábrica (Oscar shortlist, Menção Especial Clermont Ferrand -- França), Ainda Ontem (Clermont Ferrand -- França), Tarântula (Veneza -- Itália). Produziu a coprodução Portugal-Brasil-Moçambique Avó Dezenove e o Segredo do Soviético e o longa Nunca Nada Aconteceu (Portugal-Bélgica-Brasil). Neste momento está finalizando os longas-metragens Foram os sussurros que me mataram e A Mulher Fantasma, assim como a série infantil Manual de Sobrevivência da Literatura Brasileira. Ao todo, as produções realizadas chegaram aos 5 continentes através de mais de 400 festivais e 200 prêmios. E ainda contaram com vendas para mais de 30 países da América, Europa, África e Ásia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.