terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba - anuncia nova edição e inscrições de produções para as mostras cinematográficas

 

12ª edição do evento, que na última edição levou mais de 150 mil pessoas aos cinemas curitibanos, ocorre de 14 a 22 de junho de 2023



Um dos mais importantes eventos voltados à sétima arte do Brasil, o
 Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, está de volta. A nova edição, que ocorrerá em formato híbrido, com exibições presenciais e online, tomará conta da capital paranaense de 14 a 22 de junho, prometendo reunir longas e curtas-metragens inéditos no Brasil.


Além no anúncio da data oficial, o festival também informa que está com inscrições abertas para filmes de todas as tipologias e gêneros, que devem ser realizadas até o dia 10 de março pelo site oficial.

“Recebemos produções independentes de todo o mundo, que passam por um processo de seleção da nossa equipe de curadoria especializada, formado por profissionais cinematográficos do Brasil e de outros países. Procuramos sempre valorizar o cinema brasileiro e paranaense, trazendo filmes inéditos, com propostas estéticas inventivas, comprometimento temático e com abordagens diversas do relacionamento humano”, comenta Antonio Gonçalves Junior, diretor do Olhar de Cinema.

Desde 2012, o festival já exibiu cerca de 900 produções e levou mais de 150 mil pessoas às salas de cinema e mais de 30 mil pessoas para as sessões online, valorizando o cinema independente mundial.


Novidades para a nova edição
 – Algumas novidades farão parte da 12ª edição do Olhar de Cinema, como a nova composição da Mostra Competitiva, que será dividida em Competitiva Brasileira e Competitiva Internacional, em que seis longas e oito curtas inéditos serão selecionados em cada categoria. As mostras Outros Olhares e Olhares Brasil deixam de existir e a Mostra Exibições Especiais passa a englobar as produções brasileiras não inéditas, que se destacaram recentemente, e que agora fica na mesma categoria de mestres do cinema. “Para este ano, a participação do público será ainda mais importante, uma vez que o festival contará com o prêmio de Melhor Longa e Melhor Curta, em que filmes da Competiviva Internacional e da Brasileira, concorrerão entre si por meio de votação popular”, explica o diretor.


Sobre as premiações
 – As premiações para a Mostra Competitiva Brasileira para os longas-mentragens contarão com as categorias: Melhor Filme, Direção, Roteiro, Atuação, Direção de Arte, Fotografia, Som e Montagem. Para os curtas, Melhor Filme e Prêmio Especial do Júri.

Já a Mostra Competitiva Internacional contará com premiação de Melhor Filme e Prêmio do júri especial para longas-metragens, assim como premiação de Melhor Filme para os curtas.

A Mostra Novos Olhares, dedicada a filmes que se destacam pela radicalidade em suas propostas estéticas, passa a fazer parte da categoria Competitiva e contará com o prêmio de Melhor Filme.

“Com essas mudanças, o nosso objetivo é de valorizar ainda mais a participação do cinema brasileiro, deixando o festival mais simples e claro com relação a cada uma de suas mostras, além de adequá-lo às novas realidades”, finaliza o diretor.


Fique por dentro das novidades do Olhar de Cinema por meio das redes sociais (@olhardecinema) e pelo site oficial www.olhardecinema.com.br O Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba tem produção da Grafo Audiovisual, com realização do Ministério da Cultura – Governo Federal – Brasil União e Reconstrução, e com o apoio do programa de apoio e incentivo à cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba. Consulte sempre a classificação indicativa.

 

Serviço:
12º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba
Data: 14 a 22 de junho de 2023
Inscrições: até 10 de março de 2023
Site oficialwww.olhardecinema.com.br
Instagramwww.instagram.com/Olhardecinema
Facebook: www.facebook.com.br/Olhardecinema
Produção: Grafo Audiovisual

Realização: Ministério da Cultura – Governo Federal – Brasil União e Reconstrução; Projeto realizado com o apoio do programa de apoio e incentivo à cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.


Foto: Divulgação.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.