segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

O que você sabe sobre azeite? Entre mitos e verdades, descubra o que é real

 

Andorinha esclarece e traz ensinamentos sobre azeite para que o ingrediente vá além do tempero da salada


 



 

O azeite é um ingrediente cada vez mais presente nas mesas do País. Segundo o Conselho Oleícola Internacional (COI), o brasileiro consome em média 0,5 litro de azeite por ano, o que demonstra um grande potencial de crescimento se comparado a países europeus, como a Grécia, que possui mais de 15 litros consumidos por habitante. Associado a uma alimentação mais saudável, e dando um sabor único às receitas, os diversos tipos de azeite, além de benefícios à saúde, também trazem algumas dúvidas.


 

Por isso, Andorinha traz uma lista de mitos e verdades sobre o azeite para deixar o consumidor expert no assunto.


 

  • Costuma-se dizer que o azeite não pode ser aquecido, pois perde todos os seus nutrientes e usá-lo quente não é ideal.


 

Isso é um mito. O azeite não só pode ser aquecido, como é uma das gorduras mais resistentes às altas temperaturas. Também é falso quando dizem que o azeite deve ser conservado na geladeira - o ideal é mantê-lo à temperatura ambiente já que em baixas temperaturas o azeite tende a se solidificar. Se isso ocorrer, deve-se deixá-lo em temperaturas acima de 20ºC e ele voltará ao seu estado normal.


 

  • Quantos ingredientes levam um azeite? Será que são apenas azeitonas? Pode-se dizer que há outros compostos?


 

Mas isso é um mito, os azeites Andorinha são 100% “suco” de azeitona, sendo necessário de 5kg a 6kg para produzir apenas um litro de azeite. O que torna o azeite um ingrediente ainda mais especial, já que grande parte das oliveiras começam a produzir frutos apenas a partir do quinto ano do plantio. E é importante ficar atento aos rótulos e observar a procedência e a nomenclatura do produto. Na dúvida, opte por produtos de qualidade comprovada.


 

  • O uso do azeite é muito comum em saladas, pratos quentes e frios, geralmente todos salgados, e limitamos o uso do azeite a esse tipo de receitas.


 

Mito. O azeite pode ser usado em sobremesas, substituindo até a margarina em algumas receitas, e também pode ser usado em drinks, dando um sabor especial a sua bebida.


 

  • Dizem que assim como o vinho, o azeite melhora com a idade.


 

O que é mito! O azeite possui data de validade, pois se deteriora ao longo do tempo. Quanto mais recente o azeite, mais os seus atributos estarão preservados. E falando em preservação, as embalagens costumam ser escuras para proteger o líquido da exposição à luz e retardar o processo de oxidação que retira do produto as características benéficas.


 

Para todas as ocasiões, Andorinha possui algum tipo de azeite que vai combinar com a necessidade de seus consumidores. Todas as azeitonas da marca são cultivadas em olivais próprios, em Portugal, e todo o portfólio da empresa pode ser adquirido pelo e-commerce. 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.