terça-feira, 6 de dezembro de 2022

“Histórias e Retratos da Feira do Largo da Ordem” resgata memórias da tradicional feira curitibana

 


O livro digital “Histórias e Retratos da Feira do Largo da Ordem”, resultado do projeto cultural de mesmo nome, já está disponível de forma gratuita. A iniciativa é uma parceria entre a Flutua Produções e a Canô Produções, que uniram esforços para coletar as memórias das pessoas responsáveis pela permanência de uma das maiores feiras urbanas do Brasil a partir do enfoque histórico, antropológico e fotográfico. O resultado consiste na publicação do volume 150 do Boletim Casa Romário Martins, série de publicações que dialogam com a história e com o patrimônio da cidade de Curitiba. Para baixar o livro, basta acessar o site www.historiasdafeiradolargo.com.br.

A obra, construída coletivamente por várias mãos e vozes, mescla reflexões históricas e etnográficas através de pesquisas teóricas e empíricas, unindo duas áreas da ciência ao olhar artístico expresso através das fotografias de feirantes que constroem e mantêm a Feira. O objetivo é valorizar as pessoas envolvidas na manifestação cultural, resgatando e preservando as memórias que permeiam a tradicional feira do domingo curitibano.

A primeira fase consistiu na pesquisa histórica, realizada pela historiadora Soraia Gatti, que viabilizou a construção crítica de uma narrativa para a origem e a trajetória da Feira. A pesquisa antropológica e a construção dos 21 capítulos que trazem as narrativas de vida de cada feirante ficaram por conta da antropóloga Luana Camargo, enquanto a fotógrafa Carolina Castanho se encarregou dos registros visuais.

Além do lançamento online do primeiro volume do livro, o projeto conta com uma tiragem de 1000 exemplares físicos, com distribuição à cargo da Fundação Cultural de Curitiba. Ainda, o projeto irá se desdobrar em uma exposição fotográfica no Museu da Fotografia de Curitiba e também no livro “Histórias do Largo”, com as memórias de dez feirantes adaptadas para os quadrinhos. As ações estão previstas para acontecer em março de 2023.

A Feira do Largo da Ordem surgiu no início da década de 70 e logo em seguida foi oficializada. Hoje, 50 anos depois, reúne em torno de 1.300 pessoas mantenedoras do evento: artesãos, cozinheiros e comerciantes de produtos. No calçadão do Largo da Ordem, encontramos comidas e bebidas populares de diferentes regiões e nacionalidades que hoje compõem nosso patrimônio em virtude das correntes migratórias e de refúgio. Além da alimentação, a Feira oferece uma variedade de roupas, calçados, acessórios de moda e moda casa, antiguidades e outros itens para todos os gostos. Em 2018, a Feira do Largo foi reconhecida como patrimônio imaterial de Curitiba pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural.

A antropóloga e uma das idealizadoras da iniciativa, Luana Camargo, reforça o intuito do projeto cultural: “entendemos e defendemos que os próprios feirantes, cada um com suas histórias, seus trabalhos e suas criações, são parte de nosso patrimônio cultural. Os feirantes e suas trajetórias de vida, atravessam e são atravessados pela manifestação cultural que é a Feira do Largo da Ordem. Quando pensamos nela e em sua importância histórica e cultural, para muito além do evento em si, há a vida da Feira, que são cada um dos 1.300 indivíduos que a constroem e mantêm dia após dia. Como qualquer manifestação cultural, a Feira é viva. Tecida por muitas mãos.”, diz.

O idealizador do projeto e produtor cultural Gilmar Kaminski comenta sobre a continuidade do projeto em 2023. “Desde a idealização do projeto, nosso objetivo é trazer protagonismo às pessoas que constroem diariamente a Feira do Largo da Ordem, manifestação que é uma inesgotável fonte de histórias que merecem ser contadas. Com a vontade imensa que essas vozes ecoem cada vez mais, os relatos desse primeiro volume estão sendo adaptados para os quadrinhos e uma exposição das fotografias está agendada para o próximo ano”, conclui.

Projeto realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Sobre a Flutua
Fundada em 2016 pelo produtor cultural Gilmar Kaminski, a Flutua Produções tem como proposta o diálogo com as diversas linguagens artísticas, desenvolvendo projetos nas artes cênicas, música, literatura, patrimônio histórico, artístico e cultural, artes visuais e audiovisual. Presta serviços de planejamento, organização e produção de projetos e eventos culturais, com foco na elaboração e gestão de projetos via leis de incentivo à cultura, sempre com a premissa da democratização de acesso. Dentre os atuais trabalhos desenvolvidos destacam-se a coordenação de produção da Bienal de Quadrinhos de Curitiba e o projeto Histórias e Retratos da Feira do Largo da Ordem. Mais informações em www.flutuaproducoes.com.br e no instagram.com/flutuaproducoes.

Sobre a Canô
A Canô Produções, fundada por Luana Camargo em 2017, é pautada pelo compromisso da permanência artística e cidadã em suas ações, desenvolvendo produtos e bens artísticos culturalmente relevantes e socialmente responsáveis. Idealiza, elabora e executa projetos autorais nas áreas de antropologia, comunicação, cultura e arte, especialmente nas linguagens de patrimônio histórico, cultura popular, literatura e artes cênicas. Atentas ao desenvolvimento humano e à diversidade, as produções têm como público alvo pessoas em situação de vulnerabilidade social em diversos recortes. Acompanhem os percursos através das redes sociais da produtora: instagram.com/canoproducoes e facebook.com/canoproducoes.

SERVIÇO
Livro digital “Histórias e Retratos da Feira do Largo da Ordem”
Disponível para download gratuito em www.historiasdafeiradolargo.com.br.

FICHA TÉCNICA
Idealização: Carolina Castanho, Gilmar Kaminski e Luana Camargo
Pesquisa antropológica: Luana Camargo
Pesquisa histórica: Soraia Gatti
Fotografia: Carolina Castanho
Direção de produção e gestor de projeto: Gilmar Kaminski
Produção executiva: Anna Carolina Azevedo
Assistência de produção: Záire Osório
Revisão textual: Ana Coralina
Projeto gráfico e diagramação: Pablito Kucarz e Adriana Campos
Redação e conteúdo web: Soraia Gatti
Assessoria de imprensa: Platea Comunicação e Arte
Site: 5G Studio
Assessoria jurídica: Carolina Wanderley e São Sebastião Cultura e Propriedade Intelectual
Feirantes: Altamir Cabral, Angela Coraiola, Angela Hasselmann, Benedito Martins, Dolly Villanueva, Éder Ferraz, Edson Mendes da Silva, Fátima Sanson, Isaías Teixeira, Jane Castanho, Linda Grabowski, Maria Laskowski, Nilcema do Rocio Ratim, Odair Marlier, Reginaldo Carvalho, René Scholz, Richard Poppe, Santo Antônio Strapasson, Silvina Aranibar, Tiemi Takahashi e Wilson Guimarães

Realização: Flutua Produções e Canô Produções
Apoio: Manifesto Café, Padaria América e Bar do Alemão
Incentivo: Fundação Cultural de Curitiba

Projeto realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.