quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Curitiba adere à campanha nacional contra câncer de pele

 

Unidades do Colégio Positivo ganham iluminação especial em dezembro


“Não espere até sentir na pele.” Esse é o slogan central da campanha de 2022 do Dezembro Laranja, que tem como objetivo promover a conscientização sobre os fatores de risco para o câncer de pele, que é o tipo mais comum no Brasil e no mundo. Pensando nisso, todas as unidades de Curitiba do Colégio Positivo - Água Verde, Ângelo Sampaio, Boa Vista, Hauer, Jardim Ambiental, Júnior e Positivo International School - ganham iluminação laranja durante todas as noites do mês de dezembro.

A campanha, organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), orienta a população a manter hábitos adequados de proteção solar e visitar regularmente o dermatologista para obter uma avaliação especializada. Além disso, após dois anos com atendimentos exclusivamente on-line, a SBD volta a realizar consultas presenciais e gratuitas para a prevenção do câncer da pele, em cerca de 100 postos de atendimento espalhados por todo o país. Em Curitiba, as consultas serão realizadas no Hospital de Clínicas da UFPR e no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie - Unidade II.


Cuidados


Quem tem pele e olhos claros está mais vulnerável à ação dos raios solares, porém, todas as pessoas estão suscetíveis ao câncer de pele. Dentre as causas e os riscos para desenvolver a doença, destaca-se a exposição prolongada e repetida ao sol, principalmente na infância e adolescência. Para se proteger do câncer de pele, a SBD recomenda:

evitar a exposição solar e permanecer na sombra entre 10h e 16h;

usar filtro solar diariamente, com fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo;

usar chapéu, camiseta, óculos escuros e protetor solar;

observar regularmente a própria pele, à procura de novas pintas ou manchas;

consultar um dermatologista uma vez ao ano, pelo menos, para um exame completo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.