quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Segundo Prêmio Orgulho da Terra tem novas categorias para compartilhar boas práticas

 

IDR-Paraná, sistema Ocepar e Grupo Ric reconhecem e divulgam os avanços ambientais, sociais e econômicos do agronegócio paranaense

 

Os homenageados de 2021, expoentes das melhores práticas em 12 categorias do agronegócio do Paraná. 



 O Prêmio Orgulho da Terra 2022 ampliou para 16 categorias e 20 personalidades o número de homenagens aos expoentes do agronegócio paranaense. As novas categorias desta segunda edição são Café, Tecnologias, Sucessão e Mulheres no Agro, que se somam a Agricultura Orgânica, Agroindústria, Aves, Bovinocultura de Corte, Bovinocultura de Leite, Feijão, Inclusão Social, Piscicultura, Sericicultura, Soja e Milho, Suínos e Turismo Rural. A premiação, que mobilizou milhares de pessoas no ano passado, nasceu para valorizar e reconhecer os produtores rurais paranaenses e as melhores práticas do agronegócio

O projeto é uma realização do Grupo Ric em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IAPAR-Emater (IDPR-Paraná) e o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar). Ao ser lançado em 2021, o Prêmio Orgulho da Terra também homenageou o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Norberto Ortigara, escolhido como personalidade do agronegócio do ano. O governador Carlos Massa Ratinho Júnior e o vice-governador Darci Piana participaram da entrega dos troféus. Neste ano, o prêmio é apresentado pelo Banco do Brasil, com patrocínio da C.Vale da Globoaves, e será entregue no dia 30 de novembro, mais uma vez com a presença de todos os homenageados. 

“Trazemos um forte olhar sobre os produtores paranaenses, que estão cada vez mais engajados em boas práticas ambientais, sociais e econômicas, e merecem ser reconhecidos fora de suas porteiras, o que só é possível com um trabalho jornalístico feito com carinho e competência, como estamos promovendo na RICtv”, destaca Leonardo Petrelli, presidente do Grupo Ric e um dos maiores entusiastas do Prêmio Orgulho da Terra. Os produtores foram indicados por técnicos do IDR e das cooperativas e escolhidos por um comitê de notáveis, formado por técnicos da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Federação de Agricultura do Estado do Paraná (Faep) e Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Paraná (Fetaep). Os notáveis  avaliaram todas as iniciativas dos produtores indicados, desde as condutas que contribuem para uma sociedade forte e diversificada até as ações que destacam o compromisso com a sustentabilidade e o crescimento econômico. 

Para o IDR-Paraná o reconhecimento que o prêmio proporciona ao agricultor paranaense vai ao encontro da grande missão do Instituto de proporcionar mecanismos para que o agricultor possa desempenhar uma agricultura cada vez mais sustentável e, desta forma, gerar o desenvolvimento rural no estado paranaense. O presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, observa que o prêmio incentiva os produtores a buscar tecnologias que garantam uma produção mais sustentável e com qualidade. “Vejo este prêmio como uma maneira de expor para a sociedade todo o valor que o agricultor paranaense tem e, assim, contribuir para que o Paraná continue praticando uma das melhores agriculturas do país”, afirma. Natalino também reforça que, ao incorporar novas categorias, a segunda edição do Prêmio Orgulho da Terra amplia o reconhecimento público aos homens e mulheres que fazem do agronegócio sua missão de vida..

José Roberto Ricken, presidente do Sistema Ocepar, ressalta que ao ser lançado, em 2021, o prêmio causou um impacto muito positivo entre cooperados de todo o Paraná. “Os cases selecionados ganharam grande visibilidade na mídia e, com certeza, estão servindo de modelo para que as boas práticas nas diferentes áreas sejam replicadas por outros produtores. Este é o principal legado do Prêmio Orgulho da Terra, do qual nossas cooperativas participaram nos segmentos de aves e suínos, onde se destacam sanidade, rastreabilidade, bem-estar animal e sustentabilidade, preocupadas em oferecer produtos com qualidade garantida na origem”, frisa Ricken.

As melhores práticas foram selecionadas e agora as propriedades estão sendo visitadas pela equipe de jornalistas do programa RIC Rural, que vai ao ar todos os domingos de manhã, pela tela da RICtv e seu canal no YouTube. “Estamos muito felizes por poder mostrar ao povo do Paraná como os nossos produtores - que na enorme maioria são de pequeno e grande porte - estão preocupados com o meio ambiente e com a saúde dos consumidores. Com a ajuda dos técnicos do IDR-Paraná e das cooperativas, que os assessoram o ano todo, os produtores vêm se profissionalizando na gestão do negócio rural e assumindo papéis de liderança. O Prêmio Orgulho da Terra é  um justo reconhecimento a esse segmento da sociedade que trabalha em silêncio e com grande competência”, diz o jornalista Sérgio Mendes, apresentador do RIC Rural, que já rodou mais 2,5 mil km pelo estado gravando as reportagens sobre as propriedades destacadas.

Todas as propriedades serão apresentadas ao público em reportagens do RIC Rural que vão ser exibidas a partir de dezembro.

 

Sobre o Grupo Ric 


Fundado na década de 1980 por Mário Petrelli e o filho Leonardo Petrelli, o Grupo Ric é um dos maiores grupos de comunicação do Paraná e o único a atuar com produtos multiplataforma que alcançam audiências complementares. Desde o perfil de público mais simples ao mais exigente, crítico e de maior poder aquisitivo, todos os paranaenses podem ser impactados por um de seus produtos de comunicação. Os canais de distribuição do Grupo são formados por 4 emissoras de TV afiliadas à RecordTV - RICtv TV Curitiba, RICtv Maringá, RICtv Londrina e RICtv Oeste, cobrindo 99% do território paranaense-, as rádios Jovem Pan FM Curitiba, Jovem Pan FM Ponta Grossa e Jovem Pan FM Cascavel, as rádios Jovem Pan News Curitiba, Londrina e Maringá, a Folha FM Londrina, o portal RIC Mais e a plataforma de estilo de vida TOPVIEW. Além disso, o Grupo Ric presta serviços de produção audiovisual, e marketing de relacionamento para o mercado por meio de suas unidades de negócios: RIC Podcast, RIC Lab, RIC Rural Hub, RIC Play e a plataforma de influenciadores SPARK. A Quintal Ventures responde pelo investimento em startups inovadoras e o braço social é atendido pelo Instituto RIC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.