terça-feira, 29 de novembro de 2022

Retorno do Fringe, nova curadoria e grande pluralidade artística deverão marcar a 31ª edição do Festival de Curitiba

 

Produção de um dos mais importantes eventos culturais da América Latina anuncia a data da edição de 2023,
a abertura dos cadastros para o Fringe e novidades na programação



Os preparativos para o 31º 
Festival de Curitiba já começaram. A direção de um dos mais importantes festivais de artes cênicas da América Latina anuncia que a nova edição ocorrerá de 28 de março a 9 de abril de 2023, com atrações que ocuparão teatros, espaços culturais e gastronômicos, e áreas públicas de diferentes bairros de Curitiba e da Região Metropolitana.

 



Entre as principais novidades para o próximo ano está a apresentação da nova curadoria da Mostra Lucia Camargo, que aponta as principais tendências, estreias e espetáculos de destaque no cenário do teatro nacional. Para a nova fase, foram convidados para a equipe, o professor, dramaturgo e crítico teatral Patrick Pessoa, Pós-doutor em Estética e Filosofia da Arte, pela USP e pela PUC-Rio, doutor em Filosofia pela UFRJ/Universität Potsdam (Alemanha). Como dramaturgo, já colaborou com diversos diretores, entre eles Aderbal Freire-Filho e Marcio Abreu. Como crítico teatral, colaborou com o jornal O Globo e com a Revista Questão de Crítica, além de ter sido jurado dos Prêmios APTR e Questão de Crítica e de ser atualmente (desde 2018) jurado do Prêmio Shell-RJ. Publicou seis livros e diversos ensaios de crítica literária, cinematográfica e teatral em revistas especializadas; a atriz, diretora e tradutora Giovana Soar, Mestre em Teatro pela Universidade Paris III – Sorbonne Nouvelle – e que de 2001 a 2005 desenvolveu parceria artística com o grupo francês Théâtre de la Tentative, foi programadora do Teatro Alfa de São Paulo e integra o quadro da Maison Antoine Vitez, na França. Desde 2004 é integrante da companhia brasileira de teatro;  e a produtora, gestora cultural, curadora e pesquisadora de políticas culturais, Daniele Sampaio, que é Doutoranda em Artes Cênicas pela USP, Mestre em Artes da Cena e Bacharel em Ciências Sociais pela Unicamp, além de autora de vários livros na área. É fundadora da SIM! Cultura. Atua, desde 2006, em colaboração permanente com o ator Eduardo Okamoto. Realizou projetos em várias cidades brasileiras e também no exterior: Suíça, Espanha, Escócia, Marrocos, Kosovo e Polônia.

 

"Com alegria recebemos os novos nomes que irão compor o projeto curatorial do Festival pelos próximos dois anos, substituindo Guilherme Weber e Márcio Abreu, que fizeram um trabalho brilhante e que, com certeza, ficará marcado na história da Mostra Lucia Camargo e de todo o teatro nacional”, comenta Leandro Knopfholz, diretor do Festival de Curitiba. Para a também diretora do evento, Fabíula Passini, os diferentes perfis profissionais da nova curadoria continuarão trazendo pluralidade para a programação. “São três grandes nomes da pesquisa, do estudo e da gestão cultural no Brasil. Três perfis com olhares distintos, tanto no setor acadêmico, como na produção e, até mesmo, na atuação. Acreditamos que a junção dos três novos curadores trará uma grande profusão artística para a Mostra Lucia Camargo ”, completa.

 

Cadastros abertos para o Fringe: Após pandemia, mostra volta de forma reestruturada

 

Festival de Curitiba é um dos mais importantes eventos de artes cênicas do mundo. Parte deste reconhecimento se deve ao Fringe – mostra aberta sem o crivo da curadoria do evento, em que companhias de teatro, circo, música, dança, bem como outras vertentes artísticas, de várias partes do Brasil e de outros países, participam do evento por meio de cadastro voluntário. Após três anos revogados, por conta do controle sanitário da pandemia da Covid-19, a mostra volta para a programação do 31º Festival de Curitiba de forma reestruturada.

 

Os cadastros para projetos já estão abertos e podem ser realizados até o dia 18 de dezembro, por meio da plataforma online CACO, uma ferramenta que conecta profissionais do setor cultural, com espaços para divulgação de trabalhos, observações das tendências da arte e de novas oportunidades, pelo endereço www.caco.show/fringe. Além de uma nova identidade visual, mais moderna e renovada, o Fringe também passa por uma manutenção e atualização, abrindo espaço para cadastros de projetos em três tipos de formatos. O primeiro é em dimensão de “Mostra” – evento que concentra atividades artísticas com a mesma temática ou conceito proposto por grupos, coletivos e instituições, com duração de quatro (4) até seis (6) dias, que contenha no mínimo cinco (5) atividades distintas em pelo menos dez (10) sessões. O segundo é na configuração de “Rua” – para espetáculos que serão programados em logradouros públicos de Curitiba e de cidades da Região Metropolitana, com produção da organização do evento, em formatação em comum acordo entre artistas e o Fringe. E, por último, no modelo “Independente” – em que espaços culturais de Curitiba e região, recebem eventos artísticos ou montam sua própria programação durante o período do Festival de Curitiba. Nesta configuração, os espaços realizam os procedimentos de negociação com as próprias companhias. O Fringe também contará com uma novidade para os participantes da 31ª edição do Festival de Curitiba, uma “Rodada de Conexões das Artes Cênicas”, que será divulgada em breve.

 

O Fringe tem uma história de 25 anos, como um grande celeiro e encontro das artes cênicas do Brasil e da América Latina. Durante essas duas décadas e meia, o cenário mudou, o teatro evoluiu e a forma de nos comunicarmos também avançou várias vezes. É por isso que a cada período o Fringe se reestrutura e, para essa volta tão significativa, buscamos aperfeiçoar o formato de espaços de apresentações. Será um belo encontro, onde o público poderá observar as principais tendências das artes cênicas nacionais e internacionais, novos talentos, estreias, nomes de destaque do teatro, espetáculos renomados, debates, de forma democrática e livre, como a cultura e a arte devem ser”, comenta a coordenadora de produção do Fringe, Priscila de Morais.


Além da Mostra Lucia Camargo e do Fringe, o Festival de Curitiba é composto por vários outros projetos e eventos culturais e artísticos, que promovem uma grande pluralidade, como o Risorama – sob os cuidados do humorista anfitrião Diogo Portugal reúne os melhores performers de stand-up comedy do país; o MishMash – com o foco em programação familiar oferece atrações variadas como circo, mágica, malabarismo e comédia para divertir todas as idades; o Guritiba – voltado ao público infantil e juvenil com espetáculos teatrais e musicais, além de promover ações sociais itinerantes; o Gastronomix – evento musical e artístico aliado com o setor gastronômico, carinhosamente chamado de “quermesse de alta gastronomia”, em que oferece um diverso cardápio criado por grandes chefs brasileiros, a preços acessíveis, em um clima descontraído; a Mostra Festival na Rua – que transforma os espaços públicos durante o período em uma nova rotina da capital paranaense, levando arte para vários pontos da cidade de forma totalmente gratuita e ao alcance de todos; o Interlocuções – com programação inteira gratuita, promovendo debates, oficinas, encontros, lançamento de livros, exibição de filmes e outras experiências para aprofundar a troca de ideias entre artistas e público; bem como outras iniciativas artísticas paralelas, que farão parte da 31ª edição do Festival de Curitiba.

 

Acompanhe as novidades pelo site www.festivaldecuritiba.com.br e pelas redes sociais oficiais, pelo Instagram @festivaldecuritiba, Facebook @festivaldecuritiba, Twitter @fest_curitiba, TikTok @festivaldecuritiba  e youtube.com/user/festcuritibaO Fringe também mantém seus próprios canais de comunicação, acesse www.fringe.com.bro Instagram @fringecuritiba e o Facebook @fringecuritiba.


Foto: Humberto Araújo.

Foto nova curadoria: Parnaxx.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.