quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Concessionária do Grupo Euro Import é a primeira com certificação de sustentabilidade Green Building da BMW na América Latina

 

Obra que se destaca como um case de sucesso internacional traz diferenciais sustentáveis como geração de energia, tratamento e reutilização de águas pluviais, além de redução de emissão mensal de 33 toneladas em emissão de CO2

 

 

 |

Um projeto de uma concessionária da BMW com foco em inovação e sustentabilidade, pioneiro na América Latina. Executada pela RAC Engenharia S.A, reconhecida pelo DNA inovador e tecnológico no setor de construção civil, a obra da Euro Import Curitiba - maior rede de veículos premium do país, é um case de sucesso internacional. Primeira a conquistar a certificação BMW Green Building da América Latina, a loja de automóveis teve seu processo construtivo atestado de acordo com os mais altos requisitos de design, funcionalidade e sustentabilidade, que seguem alinhados aos preceitos da BMW Group, única companhia na indústria automotiva listada anualmente no Índice de Sustentabilidade Dow Jones.

 

Segundo Júlia Berticelli Basso, responsável pelo setor de Sustentabilidade Corporativa, a empresa se destaca pela execução de obras de alta complexidade em diversos segmentos, incorporando estratégias que aumentam o conforto dos usuários, além de priorizar a sustentabilidade, presente em todas as etapas do desenvolvimento de projetos, obra e operação do empreendimento. Um exemplo de que é possível aliar rendimento, eficiência e desempenho na prática. “A construção da concessionária da Euro Import é motivo de orgulho para nós e ressalta o trabalho de nosso time. Foram diversas análises, simulações e aplicações inovadoras de engenharia que ajudaram a tornar a loja, a primeira da América Latina a obter esta certificação internacional”, relata.

 

Com mais de 12 mil m² distribuídos em quatro andares, uma das maiores concessionárias do sul do país está localizada estrategicamente próximo ao Parque Barigui e possui diferenciais atestados em vários itens e categorias do processo construtivo.

 

“Iniciamos este projeto com a realização de um levantamento aéreo com drone, que gerou uma nuvem de pontos georreferenciada para o mapeamento topográfico. Também ressaltamos a utilização da metodologia BIM, que garantiu ao cliente uma economia em termos de custo, além de soluções customizadas para uma maior precisão e qualidade dos processos”, explica Júlia.

 

A eficiência energética é um dos pontos de destaque do projeto. A economia de consumo proporcionada alcança a marca de 30% em comparação a de um edifício normal e o sistema de geração de energia solar, composto por um conjunto de painéis fotovoltaicos com potência de 80 kWp, é responsável pela redução de 28% no custo mensal na fatura de energia.

 

 

Projeto traz inúmeros benefícios sustentáveis: da eficiência energética à economia da água consumida. | 

 

 

Além dele, vale observar os sistemas de captação, tratamento e reuso da água - que representa uma média de 26% de toda a água consumida, incluindo o reaproveitamento de águas pluviais em banheiros, torneiras externas e área de lavagem dos automóveis. A solução permite economia no tratamento de água equivalente a 40 mil litros de água por mês, segundo dados do histórico de consumo, monitorado semanalmente pelo time de engenheiros da empresa.

 

Diferenciais inovadores

 

A conquista da certificação e os resultados sustentáveis obtidos com o projeto implantado pela RAC Engenharia contribuem para a reputação de Curitiba, apontada como a 14ª cidade mais sustentável do mundo, de acordo com estudo publicado pela revista canadense Corporate Knights. Além da redução dos impactos ambientais, a obra – que não parou mesmo com o cenário desafiador de uma pandemia de saúde mundial – se destaca por cumprir o prazo estabelecido em 2020, ano em que foi concluída. “A entrega dentro do prazo, dado o desafio sanitário, foi uma conquista importante. Destaco algumas soluções da RAC, como a criação do sistema de protensão que reduziu o tempo de obra e agregou uma estética limpa. Além das implementações sustentáveis, do projeto elétrico aos sistemas de coleta e reuso de águas que resulta em economia constante”, explica Cristiano Mantovani, coordenador de facilities e expansão da Euro Import Curitiba.  

 

De acordo com Pedro Prosdócimo, diretor geral do Grupo Euro Import no Paraná, a construção segue os novos padrões de sustentabilidade exigidos pela montadora alemã na implementação de novas unidades. “Além da edificação sustentável, é importante destacar a expansão do mercado de automóveis elétricos e híbridos, como nossos modelos, que usam materiais recicláveis. Dentro de nossa estratégia corporativa, avalio que fizemos uma escolha acertada pela proposta da RAC Engenharia, que além de estar alinhada a nossos propósitos, nos surpreendeu com seu conceito em termos de prazo de entrega da obra e respeito ao orçamento aprovado”, justifica.

 

Para encantar os clientes


Outros detalhes, do conceito ao design, criados para o projeto da concessionária também são características que merecem ser evidenciadas. Entre elas, a concepção do espaço que privilegia o relacionamento com os clientes. Uma área ampla com layout contemporâneo que abriga espaços como um corner com menu do The Coffee, além de espaço exclusivo para a venda de acessórios das marcas representadas pela Euro Import Curitiba – BMW, MINI, Jaguar, Land Rover, e da bandeira de motos BMW Motorrad. Até mesmo o acesso de entrada na concessionária, que sai da Rodovia do Café foi construído especialmente para facilitar a visita dos clientes.

 

Serviço:

RAC Engenharia

Endereço: Av. Pref. Erasto Gaertner, 819 - Bacacheri

Instagram: @racengenharia

 

Foto: André Sade



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.