segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Trio de mulheres resgata os autênticos sabores de casa no Baba Culinária Árabe

 


Dos livros de receita de família para a mesa do restaurante, que é como se fosse em casa mesmo. Assim é o Baba Culinária Árabe, novo empreendimento aberto em Curitiba desde meados de março deste ano que propõe um resgate fiel dos pratos mais típicos da região do Líbano e da Síria.


E isso não é apenas um mote, é a tradição seguida ao pé da letra por Yousra Ghandour, a empreendedora que resolveu levar para a cozinha do Baba os sabores que provava em casa no dia a dia. Para isso, conta com a mão da mãe, Asma, e da irmã, Maha, no comando do restaurante – a matriarca é quem prepara prato por prato servido aos clientes.

O trio de mulheres viu, ao longo da pandemia, que poderia compartilhar com outras pessoas um pouco do seu dia a dia. E a culinária de casa, o hábito de sentar-se à mesa com a família e os amigos, seria o caminho para isso.

“Como a tantas outras pessoas, as nossas carreiras também mudaram com a chegada da pandemia e todas as suas restrições. E começamos a pensar como seria prazeroso ter as pessoas mais perto de nós quando tudo isso passasse, e nada melhor do que mostrarmos a elas aquilo que a minha mãe preparava para nós diariamente. Tudo é realmente de casa”, conta Yousra.

Ela conta que o Baba Culinária Árabe serve a autêntica comida de casa, com temperos importados daquela região e as receitas seguindo a tradição. Como, por exemplo, os pratos do dia a dia servidos no horário do almoço.

Como a mãe, Asma, tem um apego extremo ao frescor e à qualidade dos alimentos, todos os ingredientes são comprados no dia do preparo – e na quantidade certa para não gerar sobras. São duas opções de segunda a sexta e o cardápio completo aos sábados, com opões como o tradicional Arroz Marroquino, que leva frango cozido, amêndoas laminadas e temperos sírios.


Ou, ainda, o Arroz com Lentilhas, o Charuto de Parreira ou de Repolho, a Kafta, entre outros. Todos os pratos principais acompanham o pão árabe e as pastas de homms, babaghanoush e coalhada.


O dia todo

Já para o restante do dia, o Baba Culinária Árabe serve esfihas, quibes, shawarmas, entre outros petiscos do dia a dia, para o consumo no local ou para levar.



As esfihas, por exemplo, estão disponíveis nas versões de carne, queijo, Zaatar (mistura de especiarias) e verduras. Já as shawarmas são servidas com recheios de falafel (grão-de-bico), carne, frango e kafta – esta também disponível como espetinho.

E, ainda, os pratos frios de quibe cru, homus, coalhada, mix de pastas, Fatuch (salada verde), Tabule, entre outros.


Uma autêntica casa árabe

Como a ideia é levar as pessoas para dentro de casa, o Baba Culinária Árabe tem apenas 30 lugares para que Yousra consiga prestar um atendimento personalizado. É ela mesma que vai de mesa em mesa conversar com os clientes e anotar os pedidos, assim como faria se estivesse na sala de jantar de casa.

E o próprio ambiente do Baba já remete a isso, com objetos de decoração de casa mesmo adornando as paredes e mesas, como quadros, pratarias, o som ambiente, etc.

Tudo é tão pensado para o cliente se sentir em casa que é possível, até mesmo, encomendar pratos do Baba para serem servidos nos próprios recipientes dos clientes. Basta deixar lá as travessas e demais utensílios que a matriarca Asma vai acondicionar os preparos como se servisse em casa.




Serviço:

O Baba Culinária Árabe está localizado na Alameda Augusto Stelfeld, 873, esquina com a Prudente de Moraes, no Centro. Abre de segunda a sábado, das 12h às 21h30, e atende a eventos no domingo. Os pratos e demais itens do cardápio podem ser pedidos pelo iFood ou no telefone/WhatsApp (41) 3503-9820. Outras informações no Instagram @baba_culinaria_arabe .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.