segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Programa dos Amigos do HC leva Prêmio Prioridade Absoluta do CNJ

 

Richard Pae Kim, Conselheiro do CNJ, Luci Pfeiffer, Coordenadora do Programa DEDICA, o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga e Trícia Navarro, Juíza Auxiliar da Presidência do CNJ
Foto: Rômulo Serpa / Agência CNJ).  

DEDICA foi escolhido pela defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Premiação aconteceu em Brasília, na quarta-feira (31)

 

O Programa DEDICA – Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, foi o grande vencedor do Prêmio Prioridade Absoluta 2022, oferecido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na categoria “Empresas e Sociedade Civil Organizada – Eixo Protetivo”.

A cerimônia de premiação foi realizada em Brasília, nesta quarta-feira (31), data em que o programa completa seis anos de atuação junto a Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas da UFPR.

Ao longo desse período de parceria entre o Programa DEDICA e a Associação foram realizados 55 mil procedimentos, desde o atendimento, busca de proteção e encaminhamentos de menores junto ao Ministério Público e varas da infância.

Em nome da Associação dos Amigos do HC, a Dra. Luci Pfeiffer, Coordenadora do Programa DEDICA, agradeceu a honra do prêmio recebido. “Trabalhamos com enfrentamento da violência, um mal que atinge milhões de crianças no mundo todo. A tarefa é muito intensa para que as crianças tenham uma condição de vida digna, com possibilidade de desfrutar de um futuro com esperança, paz e felicidade”.

 

No Passo da Proteção

Agora, ao completar mais um ano de parceria com o DEDICA, a Associação lança a campanha educativa “No Passo da Proteção”, que tem como objetivo principal mostrar, por meio de materiais educativos, que existe um caminho que vai no sentido contrário da violência.

Com ilustrações em um jogo de tabuleiro, a campanha traz uma cartilha com os direitos constitucionais da criança e do adolescente, de forma didática e objetiva. Em meio a caça-palavras e cruzadinhas, o jogo traz muitas informações sobre os dados mais recentes acerca da violência doméstica praticada no Brasil contra menores, divulgados por órgãos como o NUCRIA, Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes e ao NUCIBER, Núcleo de Combate aos Cibercrimes.

A cartilha também ajuda a identificar sinais de sofrimento psicológico e traz uma “rota da proteção”, com um passo a passo a ser seguido para dar acolhimento a menores em possível situação de violência. O jogo é indicado para crianças a partir de seis anos de idade e pode ser jogado por até oito pessoas ao mesmo tempo. Para mais informações sobre a campanha, o site do programa é o https://dedica.org.br/

 

Programa DEDICA

 

Com o Programa DEDICA os Amigos do HC prestam assistência gratuita a crianças e adolescentes que sofrem violências graves e gravíssimas. O atendimento é médico, psicológico, psicanalítico, de proteção legal e social e tem o amparo do Ministério Público, Varas da Infância, Delegacias, Conselhos Tutelares e de toda a estrutura do Complexo Hospital de Clínicas da UFPR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.