segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Atrações de renome na música e sucesso de público marcam 8ª edição do Jazz na Ilha

 


Festival já torna mês de agosto um dos mais procurados na Ilha do Mel


Festival animou os finais de semana do mês de agosto em um dos destinos mais importantes do Paraná 

O que antes era um mês de baixa temporada, agora se tornou um dos mais movimentados do ano. O Festival Jazz na Ilha terminou no último fim de semana na Ilha do Mel, no Paraná, movimentando cerca de 16 mil turistas de quinta a domingo durante todo o mês de agosto, segundo dados da produção do evento. Em quase todos os dias de festival, a ocupação das pousadas e hotéis da Ilha esteve em mais de 90%, e os bares e restaurantes com movimento de alta temporada.

“Começamos o Jazz na Ilha com intuito de fomentar a economia local trazendo arte, música e cultura para um mês de baixa procura do destino. Hoje, esse é um dos meses mais concorridos, disputando com pacotes de ano novo e carnaval”, aponta Luis Henrique Stinglin, idealizador e diretor geral do Jazz na Ilha.

Entre os 12 dias de evento, mais de 100 músicos passaram pela Ilha em cerca de 90 apresentações entre os palcos públicos e o Circuito +Jazz - os shows extra oficiais em bares, restaurantes e pousadas. Foram 137 inscrições de bandas no festival, e o palco público em Encantadas esse ano dobrou as possibilidades de escolha de músicos.

Ian Giller Branco, curador, produtor e diretor de palco do festival, destacou na programação Marília Giller, pianista de Jazz; Amanda Ventura, gaiteira de Blues; Jamaican Quartet, tocando reggae instrumental; Marinonio Trio, pianista e cantora; Matita Peré, com “Maria Bethânia” no violino, Rebeca no violoncelo e Celso no piano; Sotak Comfusion Family, uma banda com mais de 40 anos; Wes Ventura; além de 8 DJs, que subiram ao palco como atração e, para ele, “somaram muito ao festival”.



 Festival recebeu públicos de todas as idades e estilos 

“Conseguimos fazer uma curadoria com vários estilos diferentes, entre música latina, brasileira, blues, jazz rock, jazz fusion, jazz reggae, jazz tradional… O Jazz é uma mescla de muitos estilos”, aponta o curador. “Produzir o Jazz na Ilha é uma experiência que exige muita energia, mas ver a comunidade envolvida e notar que as pessoas já não conseguem lembrar de agosto sem Jazz na Ilha é algo que traz muito orgulho e muita satisfação”, completa Giller.

Para o próximo ano, agosto segue sendo a data pretendida para realização do festival. “Esperamos voltar, como tradicionalmente, em agosto de 2023. Mas é bom todo mundo ficar ligado, pois pode vir novidade por aí!”, provoca Luiz Mourão, produtor executivo do Jazz na Ilha, sobre possibilidade do festival migrar para outro mês considerado de baixa temporada.

8ª edição do Festival Jazz na Ilha foi uma realização de Pagea Narrativas Ilimitadas e Jazz na Ilha Produções, com patrocínio da Ligga e cervejaria St. Paulie e apoio Thoro Empreendimentos, Vale Fértil, PUC-PR, Agência 433 e Brisa Arquitetura. Para mais informações, visite o site ou acesse o Instagram jazznailha.

 

Sobre o Festival Jazz na Ilha: 

Realizado anualmente desde 2014, o Jazz na Ilha mudou o panorama do mês de agosto da Ilha do Mel, no Paraná, transformando um período de baixa procura e movimento em um dos mais disputados pelos turistas. A programação do festival oferece aos espectadores artistas de renome na cena com shows intimistas ao vivo e gratuitos. Quem visita a Ilha do Mel para prestigiar o evento, pode se hospedar nas pousadas apoiadoras oficiais, as quais estarão distribuindo copos reutilizáveis, fortalecendo um movimento ambientalmente consciente e coletivo que contribui cultural e economicamente com a região. Além das praias paradisíacas e trilhas, os participantes também podem realizar atividades como yoga, mutirões de limpeza e oficinas.

 

Sobre a JAZZNAILHA Produções Ltda:  

Jazznailha é uma produtora cultural com base no litoral paranaense, mais precisamente em Pontal do Paraná. Criada a partir das demandas de um dos maiores eventos de jazz do país, o Jazz na Ilha, realizado há nove anos na Ilha do Mel (PR), a empresa busca levar a outros ambientes paradisíacos a marca de uma execução profissional e ecologicamente responsável em festivais e mostras culturais.

Administrada por Luis Henrique Stinglin, a empresa se credibilizou a atuar em todas as esferas da realização de um evento de grande porte e longa duração em meio à natureza. Buscando equilíbrio socioeconômico e ambiental, uma de suas principais premissas é executar projetos em baixa temporada, para oferecer variedade ao turismo, movimentando um mercado sazonal em momento oportuno e beneficiando toda a cadeia produtiva da região.

 

Sobre a Pangea Narrativas Ilimitadas: 

Produtora audiovisual e cultural baseada em Curitiba, responsável pela realização do Jazz na Ilha em 2022, a Pangea Narrativas Ilimitadas tem foco na música e registros documentais, atuando como promotora da cultura em mais de 50 clipes musicais, 6 festivais, mostras de arte e live streams. Mais informações no site e Instagram pangeanarrativas.

 

(Foto: Pangea Narrativas Ilimitadas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.