terça-feira, 16 de agosto de 2022

TIM ativa 5G em todos os bairros de Curitiba e lidera cobertura na capital

 

                                             Operadora sai na frente e tem 240 antenas 5G Standalone,

  • sendo 210 já ativadas neste momento;
  • Número é 10 vezes maior do que a obrigação mínima estabelecida
    pela Anatel para a cidade

TIM é a única operadora a oferecer cobertura 5G Standalone em todos os 75 bairros da cidade de Curitiba, conectando mais de 85% da população com a nova tecnologia, a partir do lançamento comercial, que acontece amanhã (16), com a liberação oficial da frequência de 3,5GHz pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A cobertura da TIM na capital paranaense contará com 240 antenas até o fim do ano, sendo 210 já ativadas no lançamento, antecipando a evolução da demanda do mercado. O número de sites representa 10 vezes mais do que a obrigação mínima estabelecida pela Anatel para a cidade. Além de liderar a chegada do 5G em Curitiba, desde abril de 2020 a operadora também está à frente na cobertura 4G, presente em 100% das 399 cidades paranaenses.

 Para marcar a chegada da tecnologia na capital paranaense, a operadora recebe a imprensa e convidados em evento, nesta segunda-feira (15), no Museu Oscar Niemeyer (MON/Museu do Olho). Na ocasião, estão previstas demonstrações de aplicações 5G, como uma experiência de live streaming para espectadores remotos utilizando câmeras 360º, experiências imersivas com o uso de óculos de realidade virtual, além de casos de uso orientados à mobilidade urbana e segurança. Na celebração, o momento histórico da chegada do 5G na cidade ainda será simbolizado pela iluminação com luzes e fogos azuis junto ao prédio do MON e, no mesmo horário, em outros nove dos principais pontos da cidade (Estufa Jardim Botânico, Portal Polonês Mateus Leme, Obelisco Praça 19 de Dezembro, Espelho D´Água Praça 29 de Março, Ruínas Lago da Ordem, Torre do Cronômetro do Parque Náutico, Rua da Cidadania Boqueirão, Rua da Cidadania Portão e Rua da Cidadania Pinheirinho).

 Desde o início de julho, a TIM vem ativando comercialmente a tecnologia 5G em capitais pelo país, de acordo com o cronograma estabelecido pela Anatel. Brasília foi a primeira cidade a receber o serviço, seguida de Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB) e Porto Alegre (RS), com pelo menos duas vezes mais antenas que o mínimo exigido pelas normas do leilão. No início do mês, foi a vez da cidade de São Paulo, onde a TIM marcou presença em todos os bairros da capital, assim como faz em Curitiba.

 Alberto Griselli, CEO da TIM Brasil, destaca a importância da capital paranaense na estratégia da companha: “somos líderes de mercado em Curitiba desde o início da nossa operação no Estado. Portanto, esse protagonismo no 5G é natural. Estamos saindo na frente e entregando cobertura em todos os bairros, para que os clientes conheçam todas as possibilidades da nova tecnologia”, comenta. O executivo destaca ainda o potencial da região para projetos de cidades conectadas: “Curitiba foi escolhida para ser a capital brasileira no desenvolvimento do projeto ‘Cidade 5G’, em que trabalhamos o conceito de smart city a partir da implementação da nova rede. O 5G é um diferencial importante em iniciativas de segurança e mobilidade, por exemplo, e já estamos realizando diversos testes para trazer novas soluções para a capital do Paraná”, acrescenta.

 Com velocidades de navegação que podem alcançar até 100 vezes mais que a rede 4G, o 5G deve impactar de forma única, principalmente, o mercado corporativo, viabilizando a chamada Indústria 4.0 e a utilização de soluções relacionadas à Internet das Coisas. A tecnologia pode estimular o crescimento de importantes setores da economia, como educação, saúde, transporte e segurança, entre outros. A TIM é pioneira em parcerias e projetos pilotos com clientes corporativos pelo país e está preparada para novas parcerias com empresas que buscam avançar em projetos de transformação digital.

 Novas possibilidades para os consumidores

O cliente final poderá conhecer todo o potencial da rede 5G da TIM de forma automática, sem precisar trocar seu TIMChip: basta apenas ter um smartphone compatível com a tecnologia. Quem ainda não tem um modelo 5G consegue aproveitar os descontos vigentes nos canais de vendas da operadora.

 Os clientes pós-pagos da TIM contarão ainda com um pacote para “turbinar” os planos com mais 50GB de internet, disponível a partir de 18 de agosto. Quem aderir à oferta em até três meses depois do seu lançamento terá gratuidade no uso do pacote por 12 meses. Esse booster 5G oferece ainda navegação ilimitada no Twitch, serviço de streaming de competições de eSports. O pacote evoluirá ao longo dos próximos meses, com mais conteúdos de jogos eletrônicos em parceria a AWG Games – plataforma responsável por títulos como Fortnite e GTA V, além de realidade aumentada e realidade virtual.

 A TIM e a inovação no Paraná

Desde 2019, a TIM investe para fomentar um ecossistema 5G que permita a implementação da tecnologia no Brasil. Parcerias com instituições de ensino e a criação de laboratórios, por exemplo, com estudos e testes sobre 5G, ajudaram a consolidar a tecnologia por meio de projetos-piloto pelo país. A operadora, em associação com instituições tecnológicas e governos locais, implantou projetos para transformar cidades e levar o conceito de smart city para todo o Brasil, como é o caso de Curitiba.

 Em abril deste ano, a operadora ativou, de forma pioneira, as primeiras antenas 5G do Paraná. Os equipamentos ficam em Curitiba, nas áreas do Parque Barigui e do Palácio Iguaçu, e foram disponibilizados na frequência 2,3 GHz SA (Standalone) para que os clientes dessas regiões já pudessem usufruir de uma experiência diferenciada, que evolui, agora, com a chegada do 5G SA em 3,5 GHz. Além disso, em março, a TIM também anunciou a escolha da capital paranaense para o desenvolvimento do projeto “Cidade 5G”. A ideia é implementar redes 5G, prevendo a evolução da tecnologia, monitoramento de redes e aperfeiçoando a experiência do usuário.

 Líder do mercado no Paraná, com 51,5% de participação e mais de 7 milhões de clientes, a TIM também está à frente na cobertura 4G, presente em 100% das 399 cidades paranaenses. A operadora, agora, vem trabalhando para reforçar a presença da rede em estradas: serão cobertos 2.800 quilômetros de rodovias que passam pelo Estado, além de 362 distritos e vilas e nove resorts, com foco também no desenvolvimento turístico da região. Dos 211 novos sites 4G TIM previstos no biênio 2021-22, 103 já foram instalados e estão à disposição dos clientes TIM.

No âmbito comercial, para atender esse volume de usuários, a empresa dispõe hoje de mais de 18 mil pontos de venda, entre lojas próprias, revendas e pequeno e grande varejo.

           Mapa de cobertura 5G TIM em Curitiba, presente em todos bairros:

 Relação de todos os bairros de Curitiba com 5G TIM:

Abranches, Água Verde, Ahú, Alto Boqueirão, Alto da Glória, Alto da XV, Atuba, Augusta, Bacacheri, Bairro Alto, Barreirinha, Batel, Bigorrilho, Boa Vista, Bom Retiro, Boqueirão, Butiatuvinha, Cabral, Cachoeira, Cajuru, Campina do Siqueira, Campo Comprido, Campo de Santana, Capão da Imbuia, Capão Raso, Cascatinha, Caximba, Centro, Centro Cívico, Cidade Industrial de Curitiba, Cristo Rei, Fanny, Fazendinha, Ganchinho, Guabirotuba, Guaíra, Hauer, Hugo Lange, Jardim Botânico, Jardim Social, Jardim das Américas, Juvevê, Lamenha Pequena, Lindóia, Mercês, Mossunguê, Novo Mundo, Orleans, Parolin, Pilarzinho, Pinheirinho, Portão, Prado Velho, Rebouças, Riviera, Santa Cândida, Santa Felicidade, Santa Quitéria, Santo Inácio, São Braz, São Francisco, São João, São Lourenço, São Miguel, Seminário, Sítio Cercado, Taboão, Tarumã, Tatuquara, Tingui, Uberaba, Umbará, Vila Izabel, Vista Alegre e Xaxim.

 Sobre a TIM

“Evoluir juntos com coragem, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM, operadora líder em cobertura móvel e presença 4G. Pioneira em testes do 5G, está pronta também para ser protagonista da tecnologia que revolucionará diversos setores da sociedade, em linha com a sua assinatura: “Imagine as possibilidades”. Comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como a do Novo Mercado, do S&P/B3 Brasil ESG e do Índice de Sustentabilidade Empresarial. Está listada no Sustainability Yearbook 2022, que reúne as empresas mais sustentáveis do mundo, e foi a primeira operadora a certificação ISO 37001, de combate ao suborno. Faz parte ainda do Índice de Equidade de Gênero da Bloomberg e lidera, entre as empresas do Brasil e do setor de telecom mundial, o Refinitiv Diversity & Inclusion Index. Para mais informações, acesse www.tim.com.br.


Foto: Rodolfo Buhrer


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.