terça-feira, 30 de agosto de 2022

Artista paranaense planeja projeto que liga a arte à responsabilidade social

 


A artista visual e escritora paranaense Mariana Branco, passou dois meses dedicados à imersão na arte. Ente julho e agosto, a artista mergulhou em um processo de residência artística, em São Paulo, onde pode aperfeiçoar sua formação teórica e prática sob a supervisão de renomados curadores.

Logo em seguida, Mariana embarcou para outra imersão. Dessa vez na Europa, onde visitou galerias, projetos de arte, em Portugal e Suíça, bem como acompanhou a Documenta de Kassel, na Alemanha e a Bienal de Veneza, na Itália.

Agora, de volta ao Brasil, além de produzir seus Cadernos de Artista, Mariana planeja importantes projetos, ligando a arte à responsabilidade social. Logo teremos novidades.




Sobre Mariana Branco

Nasceu em 1975, em Santa Catarina. Durante 16 anos fez Ballet Clássico e Neoclássico em Curitiba e Venezuela. Terminou seus estudos básicos em Arkansas (EUA).

Em 1998, formou-se em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná.

Nesse período trabalhou em agências de publicidade, na capital do Paraná. Logo depois, estudou cinema na Escola de Cine y Tv de Cuba. Também morou em Caracas, na Venezuela, onde trabalhou com produção no Teatro Tereza Carreño.

Nessa época conheceu e se apaixonou pelo Tai Chi Chuan. Em seguida, fui estudar nos Estados Unidos.  University of Southern California e New York Film Academy.

Em 2000, volta ao Brasil e cria uma empresa de Comunicação. Nesse período, começa a trabalhar com arte digital.  Cursou Pós-Graduação em História da Arte e o resultado final dela foi seu primeiro livro: LUDICIDARTE VIRTUAL.

Produziu Artes Interativas em Ambientes Imersivos. Participou de Feiras, Eventos, Editais e Exposições de Arte e recebeu alguns Prêmios relacionados ao tema. Foi também selecionada para participar do Dicionário das Artes por Adalice Araújo – Paraná.

Nesta mesma época, foi convidada para expor seus trabalhos teóricos e digitais em países como Cuba, México e Brasil. Com isso, trouxe para o Brasil o Festival de Arte Digital Mexicano chamado Loading. Montou em Curitiba uma Mostra Digital nomeada Continuum, em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba (PR).

De 2005 a 2011, trabalhou na área corporativa e em paralelo seguiu na produção de Arte de Livros e Fotografias.  Em 2007, começou seus estudos na Yoga/Ayurveda, fez mais uma Graduação nesta área e vários outros cursos com mestres renomados em volta do mundo.

Neste momento, nasce o Studio Corpo_Tai, com uma energia de Arte_Acolhimento para a prática de Yoga. Ensinou e atendeu durante alguns anos. Arte e Terapias Naturais vieram integrando, acolhendo, viajando, ensinando e aprendendo o que é o Ser e o que pode Ser.

Em 2014 desenvolveu durante 7 anos um Projeto/Arte chamado #atitudeyoga, onde trabalhou três frentes: Arte, Comunicação e Yoga.  Produziu e escreveu 7 livros poéticos e autorais com o tema O Ser Energético que Somos. Em 2015 aprofundou seu trabalho em Treinamentos de Respiração e ajudou centenas de pessoas em Seu encontro Pessoal e Profundo.

Agora em 2022, nasce dentro da residência imersiva e curatorial, da Galeria Tato, Em São Paulo, Imersões Energéticas Criativas, técnica que une várias outras, desde a organização e planejamento, assim como a respiração, percepção, intuição e emoção.

Para saber mais:

ATELIER - RUA EURÍPEDES GARCEZ DO NASCIMENTO, 635 - AHÚ – CURITIBA – BRASIL

www.marianabranco.com

Instagram: arte_marianabranco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.