Sinal Aberto
Casa da Memória
Travessa da Lapa
Casa Hauer
Urbana 3
Nome do artista
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DANIEL ESCUDERO
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Nome do evento
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URBANAS & SUBURBANAS
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Tipo
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Exposição de pinturas
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Local
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Sesc Água Verde: Av. República Argentina, 944 - Curitiba/PR
Tel: (41) 3342-7577
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Quando
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Abertura: 11 de maio de 2015, 19hs
Visitação: no período de 11 de maio a 30 de junho.
Horário: Segunda a sexta-feira de 8 a 20h, sábados de 9 a 13 hs.
Entrada livre.
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Nº de obras:
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~16
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Contato:
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dg.escudero@gmail.com
Celular: (41) 8518 0424, ou (41) 9735 7471 (Sra Dagmar)
facebook.com/dg.escudero
Skype: escudero.art
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DO TEMA DA EXPOSIÇÃO
Aos sessenta anos Escudero percebeu que estava preso à
definição do dicionário, onde a palavra “paisagem” indica um desenho ou pintura,
que representa um lugar “campestre”. E por ser um indivíduo essencialmente
urbano, nunca tinha se interessado pelo tema (campestre), nem tinha associado o
visual da cidade à palavra paisagem – até agora.
A partir dai, começou a observar mais atentamente , o
conjunto de elementos arquitetônicos, sinalização e mobiliário urbano, recriando-o
em esta nova série de pinturas que o artista apresenta no SESC Água Verde.
Embora o artista tenha raízes no hiperrealismo, desta vez sua
inquietude não é mostrar a cidade como ela é, mas de uma forma surpreendentemente
zen, bela e visualmente ideal, como os sonhos acostumam ser. Para reforçar esta
ideia, o fundo de boa parte dos trabalhos, é um céu completamente preto que,
junto com alterações intencionais na luminosidade, produzem no observador uma teatral
sensação de espaço tridimensional.
DO ARTISTA
Depois de dois anos expondo no exterior, Escudero volta a
expor em Curitiba onde seus trabalhos são conhecidos através do Facebook, embora
ainda inéditos em uma exposição pública. E esta é a ocasião de poder ver suas
obras expostas.
Nascido em 1955, em Caseros, Argentina, radicado no Brasil
desde 1979. Há dez anos reside e trabalha em Curitiba, onde é figura pública no
meio artístico, tanto pelas exposições que já fez quanto pelo didatismo de suas
publicações diárias na Internet, onde assume sua responsabilidade para com a
cultura da sociedade, mostrando o passo-a-passo de seus trabalhos, técnica
inovadora e forma de ver o mundo.
TÉCNICA
Desde 2010 Escudero pesquisa os limites e interação entre o desenho e a pintura
acrílica, aproveitando o melhor de ambas disciplina. Ele pode usar a pintura
antes, depois ou através o desenho. Não raramente eles se entrelaçam sem se
tocarem, como se o artista estruturasse a obra com nanquim e/ou grafite para
depois “vesti-la” com pintura transparente.
Em suas obras Escudero consegue manter visível a força
expressiva do desenho, que pode representar quase a totalidade do trabalho, no
entanto, a obra concluída sempre tem as características físicas de uma pintura:
chassi interno de madeira, dispensa o uso de vidro protetor, tem a mesma
manutenção geral de uma pintura e pode ser limpada com um pano umedecido sem
qualquer problema.
As obras apresentadas foram produzidas entre 2012 e 2015, e
no conjunto, é possível observar a evolução técnica do artista. Nas mais
antigas, ele resolveu o claro-escuro usando lápis de grafite, para isso teve
que esquecer o que sabia, pois é diferente desenhar sobre tela do que desenhar
sobre papel, o uso da borracha também é outro, as propriedades do papel e do
tecido são diferentes e ainda tem as sutilezas de fixar o desenho à tela. Quando
Escudero sentiu-se seguro no domínio dessa técnica, espontaneamente começou a
abandoná-la, substituindo parcial ou totalmente o grafite pelas tradicionais
canetas para nanquim – isso é bastante notório nos trabalhos mais recentes.
No início destes desses quatro anos, o desenho com grafite
sempre era feito antes da pintura, enquanto que a tendência atual é desenhar
encima (depois) da pintura, primeiro a cor, depois o claro-escuro, como numa
inversão de polaridade. Foi no começo deste ano (2015) que Escudero percebeu
essa possibilidade até então para ele inimaginável.
Houve uma contínua migração técnica da pintura para o
desenho, e do grafite para o nanquim. Também houve um aprimoramento na
compreensão e domínio da luminosidade, e uma simplificação conceptual do
realismo, onde o objetivo não é mais representar a realidade como ela é, mas de
uma forma mais convincentemente bela e ideal, como num vívido sonho no qual
pode-se entrar.
PERFIL DO PÚBLICO AO QUE SE DESTINA
A mostra tem apelo popular e erudito. Os temas figurativos são compreensíveis
por todo tipo de público, inclusive por aqueles que afirmam não entenderem de
arte.
Para profissionais e estudantes de artes visuais, a
exposição Urbanas & Suburbanas tem o atrativo extra de um didatismo
implícito: A pintura de Escudero é transparente, e essa transparência permite
que as pessoas mais observadoras, possam ver como o trabalho foi feito e
aprender com isso.
Portanto, esta exposição contribuir com o enriquecimento
sociocultural da comunidade.
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