terça-feira, 31 de março de 2015

ROSANA ERCI EXPÕE PRATOS CERÂMICOS NO ASDRUBAL BISTRÔ
































O Asdrubal Bistrô dando continuidade ao projeto de aliar boa gastronomia e cultura realizará a segunda exposição individual com a exposição: Pratos Cerâmicos da artista visual Rosana Erci, a partir desta quinta-feira dia 2 de Abril, a partir das 19 horas.

Para receber os convidados, amigos da artista e dos clientes do Asdrubal Bistrô a chef Cris Veríssimo criou um cardápio especial composto de rodízio de tapas, sangrias e coquetéis com espumantes.
A artista que tem uma vivência nas artes aplica seu conhecimento de desenho e gravura, por sua formação na EMBAP, aos delicados e sofisticados pratos cerâmicos que são apresentados à maneira de quadro, para serem colocados na parede. A apresentação é de Rossano Silva, Professor do departamento de expressão gráfica da UFPR, que bem conhece o trabalho da artista. Leia o mesmo: “Em sua exposição “Pratos Cerâmicos” a artista visual Rosana Erci nos proporciona uma delicada refeição, na qual, experimenta a mistura híbrida de duas linguagens artísticas: a gravura e a cerâmica, em uma obra (prato) que desperta através de suas cores e texturas lembranças da arte dos crochês e tramas.
Para degustar sua obra podemos nos remeter as palavras da artista Fayga Ostrower, que ao discutir o ofício da gravura afirmou que esta é a música de câmara das artes plásticas, referindo-se a sutileza e a interiorização da técnica da gravura em comparação a pintura. Paralelo que podemos traçar entre a cerâmica e a escultura, na qual temos o apuro da técnica que não está completamente sobre o controle do artista, ambas gravura e cerâmica possuem o elemento do acaso como princípio de criação.
O trabalho de Rosana Erci reúne essas duas linguagens em um delicado e primoroso trabalho, seus pratos trazem a gravura em seu conceito mais puro, o do marcar e do gravar. Nele temos eternizado o efêmero trabalho das tramas de crochê que criam padrões na superfície das placas de argila fixados e ressignificados após a queima.
Sua linguagem funde a contemporaneidade do hibridismo das linguagens além de trazer a memória do delicado e anônimo trabalho das artesãs que traçaram as tramas fixadas em seus pratos. Trazendo o debate sempre presente no campo das artes dos limites entre artesanato e arte, bem como da discussão de gênero ao evidenciar a (in)visibilidade do ofício feminino.
Uma última metáfora que traçamos das obras de Rosana Erci com o fazer artesanal e domestico (quase sempre feminino) vem da relação de seu objeto com o ato de cozinhar. Um termo comum entre aqueles que trabalham com gravura é falar seu feitio como a “cozinha da gravura”, relação estabelecida por seu processo, nem sempre direto que necessita de tempo e preparo para se concretizar. Paralelo que podemos traçar com a cerâmica, pois suas misturas argilas, esmaltes, tempos de cozimento remetem a esse universo intimista da cozinha. Nesse sentido o que Rosana Erci nos oferece é uma primorosa refeição visual na qual são servidos delicados desenhos, temperados com memórias e cores. “

A artista Rosana Erci destaca que cada um dos Pratos Cerâmicos expostos é uma peça única. A exposição segue aberta ao público até dia 22 de Maio, de segunda a sexta-feira das 9 às 15h30.


Serviço: Exposição "Pratos Cerâmicos" de Rosana Erci
Abertura: Dia 2 de Abril (quinta-feira) às 19 horas
Período de exposição: De 6 de Abril a 22 de Maio, de segunda a sexta das 9 às 15h30.
Asdrubal Bistrô
Rua Conselheiro Araújo, 385 - Alto da Glória - Curitiba-PR
Telefone: (41) 3076-1463.

Alice Varajão 
Jornalista


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.