sexta-feira, 6 de março de 2015

Obras de artistas paranaenses serão expostas da Cabanha São Rafael











ü  Celso Coppio, Luiz Antonio Gagliastri e peças de João Turin integram a mostra







O 20º Remate de cavalos crioulos, da Cabanha São Rafael, apresentará ao público visitante mais uma novidade neste ano: a exposição de obras de arte de artistas paranaenses, como Celso Coppio, Luiz Antônio Gagliastri e peças do João Turin, integrantes do acervo de Samuel Lago.

Celso Coppio criou seis telas especiais para o evento, com a temática do campo, da fazendo e dos cavalos. Ele buscou inspiração na paisagem da Cabanha São Rafael. Todas as peças que estarão em exposição também poderão ser adquiridas no evento. Coppio é proprietário da Galeria de Arte e Escola que leva o seu nome, que é um espaço de exposição de telas de pintura de diversos estilos. As obras vão do contemporâneo ao clássico. A galeria de arte foi fundada de 1996.

Luiz Antonio Gagliastri também leva para a arte o clima do campo, da natureza. Exibindo oito esculturas, um cavalo em tamanho natural, uma borboleta de 2 metros de altura e uma formiga gigante, além de outras peças que estarão em exibição na fazenda e também poderão ser adquiridas pelos participantes do evento. O equilíbrio entre força e sensibilidade são marcas registradas do trabalho do Gagliastri, que completa 28 anos de carreira. Autodidata, desde criança modelava peças em barro e tentava dar forma a pequenos fragmentos de granito. Na carpintaria do avô italiano, Luigi - que verdadeiramente esculpia os móveis que fabricava - o menino brincava com pedaços de madeira e montava castelos de cavacos. Misturando metais, pedras semipreciosas e mármore, o escultor cria peças autênticas e universais, onde o ser humano e o meio ambiente são os temas principais. O desenvolvimento de novas técnicas de escultura, como a fusão rendada, e o lançamento de uma linha de design, com peças utilitárias, também fazem parte dos projetos atuais do artista.

Outra atração é a exibição de peças do acervo João Turin, com a curadoria de Samuel Lago. Os bronzes integraram a mostra “João Turin – vida, obra, arte”, realizada no MOM em 2014. Na Cabanha São Rafael serão exibidas sete peças, sendo três delas a “Luar do Sertão”, “Tigre pisando na cobra” e a “Águia”, que consagraram o artista como um dos principais escultores animalistas brasileiros. “Expor algumas das principais peças do João Turin, em uma fazenda, em um espaço aberto, numa festa que valoriza tanto a cultura, é muito importante e um momento especial para homenagear um dos principais artistas do nosso Estado”, comenta Lago.

O Remate da Cabanha São Rafael acontece de 5 a 7 de março de 2015, em realizado em Balsa Nova, Região Metropolitana de Curitiba (PR. A cabana está localizada na BR 277, Km 142, no distrito de São Luiz do Purunã. Referência na criação e comercialização de cavalos da raça crioula, a Cabanha São Rafael conta com 27 anos de uma história marcada pelo respeito e credibilidade, investindo constantemente no aprimoramento genéticos dos animais e utilizando tecnologia de última geração para selecionar os melhores e mais competitivos cavalos.

A programação 2015 começa na quinta-feira, dia 5 de março, a partir das 12h, com o encerramento da entrada dos animais, julgamento de admissão e julgamento Morfológico. No dia 6, a partir das 8h, tem o início da Etapa Figura Fêmea, o início da Etapa Figura Machos, início da Prova de Mangueira – 1ª fase e as Paleteadas – 1ª fase. No último dia, 7 de março, as atividades começam as 9h, com a Prova de Mangueira Fase Final, prova Bayard – Sarmento, Paleteadas – Fase Final, Entrega de Prêmios e o Show Artístico, às 19h, para fechar a programação.

A expectativa é a participação de três mil pessoas, que poderão acompanhar a mais disputada prova credenciadora da raça crioula na busca pelo tão sonhado Freio de Ouro, que será também transmitida pela TV.

O leilão da Cabanha São Rafael é um dos mais esperados pelos criadores do país, principalmente da região Sul, Sudeste, Distrito Federal e de países como Argentina e Uruguai. O sucesso se deve à dedicação pela raça. “Não medimos esforços no aprimoramento da nossa criação e buscamos sempre investir, ao máximo, para selecionar animais competitivos e que valorizem a evolução da raça”, comenta Mariano Lemanski, proprietário da cabana.

Neste ano, o evento conta com o patrocínio da CNH New Holland Agriculture, com o apoio da Premier Turismo, do Hospital do Rocio e do Hotel Tulip Inn Campo Largo, além da exposição das empresas Malacara, Selaria Dias, Selaria Camaquense e Joias Crioula.

Lide Multimidia
Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.