quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Um brinde natalino com cervejas








Conheça algumas opções de ca para se harmonizar com os rótulos da cervejaria Anhangava
           
            A ceia de Natal é aquela hora mágica para se reunir a família e amigos, saborear um banquete bem especial e... tomar cervejas artesanais, por que não? A combinação pode ser meio incomum, mas se harmonizada com os pratos certos, alguns estilos da bebida podem ser grandes atrativos e aumentar o clima natalino.
            Os Chefs de cozinha Leo Oliveira, Cris Verissimo, Andréa Follador, Rodrigo Zardo e a enófila Lindslei Monteiro aceitaram o desafio e criaram algumas receitas, usando como base os rótulos da Cervejaria Anhangava:Kamby, estilo Kölsch puro malte cristalina (4,8% vol/alc); Narã, estilo English IPA e de sabor frutado (6,5% vol/alc); Rudá, estilo Strong Golden Ale de sabor forte e alto teor alcóolico (7,8% de vol/alc); e, Vevuí, estilo American Wheat feita de trigo e mais leve (5,7% vol/alc).
            O jantar, preparado pela SaboreArte Brasil no Asdrubal Bistrô e que teve mesa decorada pela designer e sommelier Elis Carvalho, teve como boas-vindas o Narã Ice Beer, um sorvete de creme coberto com a IPA da Anhangava, além do drink Brut Rudá, uma mistura entre o espumante Brut Courmayeur e a Rudá, ambos preparados por Lindslei Monteiro.
            Para a entrada, o Chef Leo Oliveira preparou uma Bruschetta feita a base de cogumelo fresco confitado e parmesão para harmonizar com a Kamby. O Chef explica que o cogumelo fresco confitado tem aspecto mais gorduroso, beirando o defumando e, com a ajuda do parmesão, e se relaciona muito bem com a Kölsch da Anhangava. Ele também foi o criador do prato principal, que uniu a Narã com uma receita de bacalhau ao molho de natas, acompanhado de arroz com lâminas de amêndoas e alho confitado. “O bacalhau é um peixe de bastante personalidade, e ele consegue trabalhar bem com o sabor mais forte e frutado da Narã. O alho confitado presente no arroz harmoniza melhor com uma cerveja mais alcóolica e leve, por isso usamos a Vevuí”, afirmou Oliveira.
            Para as sobremesas, a Chef Cris fez uma redução de especiarias para criar os doces. Ela criou um crepe francês com recheio de maçã com frutas vermelhas, com canela, anis e pimentas, misturado com a Narã, mel e açúcar. “Eu fiz essa redução, que é aquecer a cerveja até ela virar uma calda grossa, para usar como cobertura no doce”, explicou Cris. O sabor acentuado e frutado da bebida contribuiu para a harmonização com o doce.
A Chef e pâtissier Andréa Follador fez um bolo de chocolate com maracujá, perfumado com aroma de baunilha e manteiga, e cupcakes natalinos de baunilha com recheio de trufa, ambos harmonizados com a Rudá. O Chef Rodrigo Zardo finalizou o jantar com um Panettone de frutas servido com Vevuí.
Para José Pedro Duarte, criador da Cervejaria Anhangava, além da questão do paladar, é importante saber tomar as cervejas, principalmente num jantar natalino. “Uma boa sequência é começar com a Kamby, que é mais fraca, passar pela Narã e Rudá que são as mais fortes e terminar a noite com as sobremesas apreciando a Vevuí, uma bebida mais leve para fechar a noite”, observou o cervejeiro.

Sobre a Cervejaria Anhangava
A Cervejaria Anhangava é uma microcervejaria criada pelos empresários José Pedro Duarte e Márcio Netto, em Quatro Barras (PR). O prazer comum pela tradicional bebida foi fator determinante para unir os dois amigos e fazê-los iniciar seu próprio empreendimento no mundo das cervejas artesanais. Seguindo os principais estilos, cores e aromas mais apreciados, porém com receitas próprias, a Cervejaria Anhangava busca trazer aos seus consumidores o prazer de se tomar uma cerveja de qualidade e sabor sem igual.

Cervejaria Anhangava
(41) 3157-0701
Av. Dom Pedro II, 62 - Loja 07 – Centro
Quatro Barras (PR)

Fonte: BG Comunicação 
Foto: Vitor Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.