quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Marco Brotto comemora caçadas à Aurora Boreal em 2014 e já planeja expedições para o próximo ano












            Está chegando o fim de 2014, um ano muito especial para o Caçador de Aurora Boreal Marco Brotto. Depois do sucesso das últimas expedições para Noruega, Finlândia, Suécia e Rússia, Brotto finalizou o ano numa expedição em novembro para o Canadá.
            O destino escolhido fazia parte de um sonho antigo do Caçador em fazer o registro não só do fenômeno que deixa o céu colorido e é causado pela interação de partículas carregadas de energia provenientes de uma erupção solar com a camada magnética da terra – mas incluir na paisagem os ursos polares.
             E justamente por causa deles o lugar é bastante inóspito e a permissão para visitar Cape Churchill bem restrita pelos parques canadenses. Isso acontece na época em que os ursos polares se reúnem para aguardar o congelamento da baia de Hudson para iniciar sua viagem ao norte para se alimentar dos animais marinhos. Vale lembrar que os ursos polares não hibernam e são considerados os maiores predadores do planeta.

            Foi uma expedição super-restrita com fotógrafos dos cinco continentes que participaram junto com Marco, que era o único sul-americano presente. Além da emoção de ver os ursos no seu habitat, também foi possível ver a aurora boreal em cinco das oito noites em que estiveram acoplados na base. "É realmente um acampamento base. Durante a noite, o frio chegava a – 46ºC. Nessas horas os ventos chegavam a 40km/h dando a sensação de estarmos em um lugar longe da terra", avalia Marco sobre a experiência vivida.

            Essa proximidade com os países do Polo Norte fez com que os filhos de amigos de Marco Brotto o conheçam como o "amigo do Papai Noel" e com isso as crianças entregaram cartinhas para que ele pudesse levar pessoalmente ao bom velhinho nessa expedição. Marco fez, inclusive, postagens exclusivas nas redes sociais sobre a entrega dessas cartinhas. "Foi tudo muito especial, muito além das minhas expectativas", avalia o caçador.

            Agora, com essa expedição ao Canadá, Brotto completou sua 12ª expedição para sete países. "Foi um ano muito atípico, porém muito feliz. Chegamos à Rússia, Finlândia, Suécia, Islândia , Canadá, Estados Unidos e Noruega, além do arquipélago de Svalbard. Para 2015 já temos programado Groelândia, Irlanda  e Ilhas Faroe", diz. A intenção é que a primeira expedição, já com data marcada, saia no Carnaval, no dia 15 de fevereiro de 2015, com destino à Noruega.

            Esse ano foi muito produtivo e serviu também para Marco finalizar as imagens para seu livro, previsto para 2015. Outra conquista de 2014 foi a exposição individual realizada em novembro, em São Paulo, durante a Feira Escandinava 2014, em parceria com escritório de turismo da Noruega, Innovation Norway/Visit Norway, a Embaixada Real da Noruega e a Associação Beneficente Escandinava Nordlyset.

Sobre o Caçador de Aurora Boreal - “Eu sempre fui aventureiro e quando estava em uma viagem com amigos ao Death Valley surgiu um comentário sobre as luzes do Norte e eu resolvi pesquisar”, explica.
            E foi da dificuldade em presenciar as luzes que acabou se tornando coach do espetáculo natural. As pessoas acham que é só chegar a determinado país e olhar para cima, mas não é bem assim. É preciso perseguir o melhor lugar, saber onde o céu estará limpo e muitos outros detalhes analisados por meio de 11 gráficos. Também é preciso muita paciência e determinação.
Durante sua primeira expedição ao Alasca, Marco não conseguiu ver a Dama do Norte. Já na sua segunda viagem, mesmo com as noites fechadas, várias tentativas frustradas, nevascas e deslocamentos enormes, no último instante, sozinho no meio dos Fjords Noruegueses, ele conseguiu visualizá-la.
"Quando consegui ver aquela maravilha toda, sozinho no meio do Ártico, não sabia se eu corria ou se eu gritava. A temperatura era de -15ºC eu fiquei com o corpo todo arrepiado de emoção. São espetáculos como este que mostram o quanto somos frágeis e, ao mesmo tempo, abençoados. Foi quando tive a certeza de que aquele momento deveria ser compartilhado com o máximo de pessoas”, complementa.
            E foi no meio de uma visão dessas que Brotto pediu a namorada, Laurize Ruzza, em noivado. “No fim de 2012, fomos para a Noruega. Ficamos dez dias procurando o fenômeno. Na primeira vez que ela viu a aurora boreal, fiz o pedido”, conta.
            E enquanto está em Curitiba, não descansa, manda informações para outros viajantes, pela internet, para ajudá-los a encontrar o fenômeno.
            Sobre a aurora
O sol está sempre em atividade: explosões solares e filamentos são eventos normais e ocorrem sem nenhum aviso. Quando ocorre a liberação de massa coronal, se ela estiver voltada para a terra, possivelmente haverá aurora boreal. "Além da ejeção de massa coronal temos que ter mais dezenas de fatores para que possamos ver a aurora boreal, é realmente uma caça. Em 2013, na Noruega, junto com outro caçador brasileiro Arthur Klas, dirigimos 1400 km para chegar a uma região que estaria com céu limpo, foi cansativo, porém gratificante".
            Veja os locais em que Marco Brotto presenciou a aurora boreal:
Estados Unidos
Finlândia
Islândia (Iceland)
Noruega
Região de Svalbard (Pólo Norte)
Suécia
Rússia
Canadá

Facebook @brottomarco
Instagram @marcobrotto
Twitter @marcobrotto

Fonte: Rafaela Salomon Comunicação
Fotos: Marco Brotto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.