segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Grupo RIC apresenta 39° Intercom em Foz do Iguaçu (PR)



Como veículo oficial do evento, a emissora busca apontar os avanços, presentes e futuros, no mercado da comunicação


O Grupo RIC Paraná e a RICTV Record são os veículos oficiais do 39° Intercom – Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, que acontecerá entre os dias 1º e 5 de setembro em Foz do Iguaçu (PR). O evento, destinado ao fomento da pesquisa e à troca de experiências entre acadêmicos, profissionais e estudantes do meio, abordará o presente e o futuro da comunicação no País, com o tema “Comunicação: Guerra e Paz”.
Durante os cinco dias de Congresso, o Grupo RIC contará com um estúdio in loco para realização de matérias, entrevistas e interação com os congressistas. Será montada uma estrutura capaz de promover uma cobertura completa sobre o maior encontro de comunicação do Brasil. Na ocasião da abertura, o presidente do Grupo RIC Paraná, Leonardo Petrelli, estará presente e discursará sobre os rumos da comunicação no Brasil e no mundo, bem como falará sobre sua experiência de mais de 25 anos como executivo do meio e produtor de conteúdo.
Segundo o presidente do Grupo RIC Paraná, a proposta do evento está totalmente alinhada ao dia a dia do trabalho do comunicador. “Para nós, como o segundo maior conglomerado regional de comunicação do Brasil, é importantíssimo marcar presença e contribuir na difusão do conteúdo de um evento como o Intercom”, declara.
O Grupo RIC Paraná também participará com palestras ministradas pelos jornalistas da emissora. A repórter da RICTV Record, Gislene Bastos, será umas das palestrantes do Intercom. A profissional contará a sua experiência e da equipe da RICTV Record ao viajar para a Antártica com a missão de relatar, em forma de matérias especiais, a reconstrução da Estação Comandante Ferraz, destruída por um incêndio, em 2012. A série foi produzida no início de 2014.
Os repórteres Mauricio Freire e Joabe Almeida, que cobrem o dia a dia da região Oeste do Paraná, na fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, também contarão suas experiências de reportagem.  
A jornalista Lessandra Lara, especialista em mídias sociais, do Portal de Conteúdo do Grupo RIC Paraná, o RIC Mais, ministrará um minicurso sobre a interatividade das redes sociais com os programas de TV da emissora, mais especificamente sobre os cases de sucesso do Balanço Geral. A intenção é mostrar, em 4 horas, como as redes sociais interferem na programação e interagem com o público, principalmente, em questões que envolvem prestação de serviço e utilidade pública.
Leonardo Petrelli faz questão de enfatizar a importância do Grupo para a comunicação do Estado. “O Grupo RIC é o maior gerador de conteúdo regional do Paraná. Por isso, assim como os participantes, o nosso desafio diário também é acompanhar os avanços e as necessidades que a comunicação impõe”, reforça o presidente.
O presidente diz ainda que a utilização de novas linguagens e plataformas é um movimento que acompanha as mudanças impostas pela tecnologia, mas, ao mesmo tempo, a informação deve ser transmitida com base em valores como credibilidade, ética e responsabilidade.
O Intercom
De acordo com a coordenadora geral do Intercom em Foz do Iguaçu, Ariane Pereira, o evento, que é o maior das Américas, tem uma missão desafiadora, pois busca unir profissionais com um único propósito, que é apresentar estudos voltados à comunicação, além de auxiliar na disseminação de novas práticas, visões diferentes e linhas de pesquisas distintas.
“O Intercom abrange o todo. O Congresso tem a capacidade de unir vários níveis de profissionais, aproximando pesquisas e pesquisadores. Os cinco dias de evento refletem sobre a prática e não somente a comunicação como meios”, destaca Ariane. A coordenadora aponta o evento como um facilitador de discussões que sugere pesquisas relacionadas e acaba criando uma nova maneira de pensar. “É sempre uma surpresa positiva”, finaliza.
Além do congresso oficial, outros cinco encontros regionais, também relativos à comunicação, acontecem no mesmo período. Entre os dias 1 e 5 de setembro, o tema comunicação será o foco das discussões entre profissionais e acadêmicos. Na ocasião, além das pesquisas, palestras serão ministradas. Uma delas, inclusive, conta com a participação dos renomados jornalistas da Record, Paulo Henrique Amorin e Vinícius Donola, que falarão sobre cobertura jornalística durante guerras e conflitos.
A expectativa é que o Intercom, incluindo os eventos paralelos, reúna um público de 5000 mil pessoas. Durante os cinco dias de Congresso, mais de 1,5 mil pesquisas serão apresentadas, entre outros eventos. O encontro será no realizado no Parque Tecnológico Itaipu, no Teatro dos Barrageiros, onde será a abertura, e na UDC – Centro Universitário Dinâmica das Cataratas. A programação completa pode ser acompanhada no site oficial do evento -http://www.portalintercom.org.br/.
O tema do próximo encontro será votado e discutido durante a 39ª edição do Intercom em Foz do Iguaçu. A comissão julgadora tem a responsabilidade de encontrar uma linha de discussão e pesquisa que seja atual para ser discutida em dois anos, quando acontecerá o próximo Congresso.

Sobre o Grupo RIC Paraná - Grupo RIC Paraná é uma empresa de comunicação multiplataforma e faz parte do segundo maior conglomerado de comunicação regional do país, o Grupo RIC, que tem 1.250 colaboradores. São quatro emissoras de televisão no estado (RICTV Record em Curitiba, Londrina, Maringá e no Oeste, que abrange Cascavel, Toledo e Foz do Iguaçu), quatro emissoras de rádio (Jovem Pan em Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa),  uma empresa multiplataforma especializada em música eletrônica e suas vertentes (dance paradise), portal de conteúdo (RIC Mais) e editora de revistas (Top View).

Em 2010 foi criado o Instituto RIC de Atitude Social, com foco nas áreas de saúde, educação e meio ambiente. Suas atividades são desenvolvidas no Paraná e em Santa Catarina.

Fonte: Lide Multimidia
Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.