quarta-feira, 5 de março de 2014

Festival de Curitiba: A Arte da Comédia está na Mostra 2014



Por amor ao teatro


Criada como uma declaração de amor ao próprio teatro, “A Arte da Comédia” gira em torno da representação, do jogo de cena e das produções culturais. Trata-se da terceira peça do ator, diretor e autor italiano Eduardo De Filippo (1900-1984), escrita em 1964. Adaptado por Sergio Módena, diretor e encenador carioca, o texto ganhou montagem envolvente e irreparável segundo a crítica teatral, que não poupou elogios para o espetáculo. A produção também fez sucesso junto ao público do Rio de Janeiro, onde estreou no início de 2013 e também em São Paulo, onde esteve em cartaz de janeiro a fevereiro deste ano. Agora, a montagem chega à Mostra 2014 do Festival de Curitiba, com apresentações no Teatro Positivo, nos dias 29 e 30 de março.
Parte dos elogios à produção se deve, principalmente, à encenação precisa de Módena, com uma ação envolvente e eletrizante, e à atuação do seu conjunto de atores, com destaque para os dois protagonistas, Ricardo Blat e Thelmo Fernandes, indicados à etapa carioca do Prêmio Shell. Esses elementos conferiram à montagem a vivacidade e o humor exigidos pelo célebre texto de Filippo.
 “A Arte da Comédia” se concentra no embate entre Orestes Campese (papel de Ricardo Blat) – um velho diretor de uma miserável companhia teatral que perde sua sede depois de um incêndio e exige providências – e De Caro (Thelmo Fernandes), o prefeito da cidade para quem o teatro não é importante e recusa-se a ajudar. Expulso do gabinete do prefeito, Orestes recebe por engano a lista de personalidades a serem recebidas pelo administrador municipal naquele dia. O artista aproveita o incidente para plantar a dúvida na cabeça do prefeito: sugere a possibilidade de haver disfarçados entre os visitantes alguns atores da sua companhia.  A partir de então, De Caro vê-se às voltas com a difícil tarefa de diferenciar verdade e farsa, encenação e realidade.
 “A Arte da Comédia” se vale do jogo entre verdade e ficção para exaltar a arte da representação e retoma a discussão da finalidade das produções artísticas. Além das duas indicações ao Prêmio Shell-RJ, a montagem recebeu quatro indicações (espetáculo, direção e a dupla de protagonistas) na primeira edição do Prêmio Cesgranrio de Teatro, do Centro Cultural Cesgranrio (RJ). Pelo seu papel como prefeito, Thelmo Fernandes recebeu o prêmio FITA 2013, concedido pelo Festival Internacional de Teatro de Angra.
A ARTE DA COMÉDIA
MOSTRA 2014
Teatro Positivo
Dia 29 de março, às 21h; dia 30 de março, às 19h

Ficha técnica:
A Arte da Comédia (Rio de Janeiro/RJ)

Texto: Eduardo De Filippo
Tradução: Marcio Aurélio
Direção: Sergio Módena
Elenco: Ricardo Blat, Thelmo Fernandes, Erika Riba, Gustavo Wabner, Alcemar Vieira, Celso André, Alexandre Pinheiro, Sávio Moll (stand in Ricardo Blat), Teresa Tostes, Poena Viana, Bruno Gonçalves, Sergio Somene e Renato Bavier (ator stand in)
Cenário: Aurora dos Campos
Figurino: Antônio Medeiros
Luz: Tomás Ribas
Composição trilha sonora original: Gabriel Mesquita
Produção trilha sonora original: Fernando Lauria
Programação Visual: Mary Paz
Visagismo: Guilherme Camilo
Fotos projeto gráfico: Paula Kossatz
Assistente de Cenário: Ana Machado
Assistentes de figurino: Vitor Saraiva e Alessandra Padilha
Assistente de luz: Victor Emanuel
Operador de Luz: Ricardo Grings
Operador de som: Thiago Silva
Diretor de Palco: Leandro Machado
Assistente de produção: Henryque Rocca
Gestão do projeto: Trupe Fabulosa e Renato Bavier
Idealização do projeto: Erika Riba, Gustavo Wabner e Sergio Módena
Realização: Trupe Fabulosa Produções Artísticas e Três Ideias e Soluções Culturais
Duração: 100 min

Fonte: 23. º Festival de Teatro de Curitiba
Assessoria de Imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.