Projeto que coloca a força da televisão a serviço da comunidade escolar vai abordar a temática ‘Pluralidade Cultural’
A edição 2014 do ‘Televisando o Futuro’, projeto de comunicação e educação realizado pela RPC TV, afiliada da Rede Globo no Paraná, em conjunto com o Instituto GRPCOM, vem sendo lançada em diversos municípios do Estado. Desde janeiro, as coordenadoras regionais do projeto têm se reunido com Secretarias Municipais de Educação (SME) e Núcleos Regionaisde Educação (NRE) para iniciar oficialmente o projeto. Até o final de março ocorre a fase de mobilização para que escolas, professores e alunos participem do projeto, que coloca a força da televisão a serviço da comunidade escolar.
Com o tema ‘Pluralidade Cultural’, a proposta deste ano émostrar que as diferenças agregam valor às relações sociais e contribuem para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, igualitária e que prioriza o bem comum. Contemplada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), esta temática deve ser trabalhada em sala de aula em todas as escolas. E com o ‘Televisando o Futuro’ focado no assunto, aquelas que aderirem ao projeto terão ainda mais conteúdos, informações e apoio para ampliar as discussões e motivar a reflexão em sala de aula.
O ‘Televisando o Futuro’ coloca o potencial da mídia a serviço da educação por meio de matérias especiais exibidas nos telejornais da RPC TV. O objetivo é estimular a reflexão e a mudança de atitudes a partir da discussão de temas relevantes para a sociedade, que tem como consequência, a formação de cidadãos mais críticos e conscientes de suas responsabilidades.
O coordenador estadual do Televisando, Everton Renaud, explica que neste ano a temática poderá ganhar ainda mais peso para ser trabalhada em sala de aula. “É um tema bem oportuno para 2014, ano em que o Brasil receberá povos das mais variadas nacionalidades e culturas durante a Copa do Mundo”, ressalta.
A edição 2013 do projeto contou com a adesão de 44 cidades do Paraná, 960 escolas e impactou mais de 400 mil alunos e 4 mil professores em todo o estado.
Lançado em 2008 no município de Foz do Iguaçu, o projeto tem como objetivo estimular a reflexão e a mudança de atitudes a partir da discussão de temas relevantes para a sociedade e, como consequência, a formação de cidadãos mais críticos e conscientes de suas responsabilidades.
Conceito da Campanha
As esferas coloridas que acompanharão todos os materiais do projeto ao longo do ano, traduzem a essência do tema. A equipe de Marketing da RPC TV que criou todo o conceito, explica que as esferas remetem à circulação da informação e a forma como estão dispostas, transmitem a harmonia conquistada quando há respeito à pluralidade cultural e étnica. Com a frase “O que é diferente incrementa a gente”, a campanha reforça a mensagem e se aproxima dos estudantes.
Sobre a RPC TV:
A RPC TV é uma empresa que faz parte do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), com oito emissoras de TV afiliadas à Rede Globo no Paraná. A emissora foi pioneira na transmissão da TV Digital na região Sul do país, em outubro de 2008.
Também fazem parte do GRPCOM a ÓTV, canal de TV multiplataforma, os jornais Gazeta do Povo, Jornal de Londrina e Tribuna, o portal de notícias Paraná Online, as Rádios 98FM, Mundo Livre FM em Curitiba e Maringá, a unidade móvel de produção em alta definição HDView, o instituto de responsabilidade social, o Instituto GRPCOM e a Zaag, agência especializada em marketing promocional.
Sobre Instituto GRPCOM:
O Instituto GRPCOM é o braço social do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM) e realiza a gestão conjunta dos programas e projetos sociais, culturais e educacionais desenvolvidos e apoiados por veículos do grupo.
Fonte: GRPCOM
Grupo Paranaense de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada,por nos deixar sua opinião.