sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Festival de Curitiba: Débora Falabella participa da Mostra 2014





A ética do trabalho

Uma corrosiva crítica ao mundo corporativo é o pano de fundo de “Contrações”, espetáculo do Grupo 3 de Teatro, estrelado por Débora Falabella e Yara Novaes. A partir do texto do autor inglês Mike Bartlett, o que se vê em cena é um retrato de contradições que se movimentam no universo de trabalho.

Reconhecida por seu trabalho com o grupo mineiro Espanca! – que ganhou impulso nacional com o sucesso da peça “Por Elise”, no Fringe, em 2005, na 14.ª edição do Festival de Curitiba -, Grace Passô assina a direção.

A montagem trabalha intensamente com frases repetidas trazendo novos sentidos a cada vez, no que Yara vê uma “elaboração quase musical”. As duas atrizes recriam os conflitos de um ambiente de escritório no qual gradativamente os personagens vão abrindo mão de suas vidas e éticas pessoais em prol do trabalho.

A tensão se estabelece com a regra que proíbe relacionamentos entre colegas de trabalho e Ema (Débora Falabella) acaba confessando à diretora de recursos humanos (Yara de Novaes) seu relacionamento conjugal com um colega.  A partir daí, situações absurdas se sucedem, envolvendo as duas numa trama que fará a funcionária acreditar nos argumentos da chefe e enveredar por um perigoso caminho.

Quarto espetáculo do grupo criado em 2006, “Contrações” é a segunda montagem com texto estrangeiro. Diretora do grupo, desta vez Yara queria atuar. “Temos uma autonomia para escolher o que e com quem trabalhar, mas a partir do momento que entregamos a direção para alguém em quem acreditamos, ela fica responsável por isso e pela gente também”, pontua Débora, que gosta da ideia de ter um outro olhar na criação.

O processo de construção deste trabalho contou com uma série de leituras realizadas pelo interior de São Paulo, o que permitiu aos envolvidos ir tomando consciência do impacto do texto nas pessoas.  “Com essas leituras vimos que o que tratamos no palco faz parte da vida de hoje, época em que realmente você fica submisso ao mundo do trabalho”, pondera Débora. “Foi muito interessante escutar o público e ver a reação ao que a gente falava no texto, como ele bate nas pessoas e compreendemos o seu poder”, completa.

A diretora também destaca a importância das leituras. Nelas, argumenta, foi possível experimentar o texto em sua verve original. “Ele foi escrito para rádio, então existe nele uma estrutura sonora e essa experiência trouxe uma especificidade para o trabalho, porque desde o início tínhamos o olhar do público, a noção do impacto que é ouvir uma história surreal como esta”, diz Grace Passô.

A diretora convidada diz ainda que a experiência lhe ajudou no exercício da síntese da cena. “Imagens, situações e formas resolvem uma cena de maneira sintética, concisa e clara”, diz, acrescentando que foi um exercício importante para todos entender como é construir um espetáculo em que “a palavra é a ação”.

Contrações – Grupo 3 de Teatro (SP)
Dias 28 e 29 de março, às 21h - Teatro Bom Jesus


Ficha Técnica
Texto: Mike Bartlett
Tradução: Silvia Gomez
Direção: Grace Passô
Elenco: Débora Falabella e Yara de Novaes
Cenário e Figurinos: André Cortez
Iluminação: Alessandra Domingues
Direção Musical e Trilha Sonora: Morris Picciotto
Direção de Produção: Gabriel Paiva |
Idealização: Grupo 3 de Teatro.

Fonte: 23. º Festival de Teatro de Curitiba
Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.