quinta-feira, 18 de julho de 2013

TEMPORADA OUTONO INVERNO 2014 CHEGA COM O PREMIÈRE VISION SÃO PAULO










110 Expositores de 14 países, Trend Vision São Paulo, debate “Quando o Fitness encontra a moda”, Fórum de Tendências e apresentações do Senai Cetiqt, do Groupe Carlin International e da Peclers Paris foram destaques

A 8ª. edição do Première Vision São Paulo aconteceu nos dias 10 e 11 de julho de 2013 no Expocenter Norte, na capital paulistana, abrindo a temporada outono inverno 14 e ressaltando a vocação internacional do evento, com a presença de 110 expositores de 14 países.
O salão recebeu 6162 visitas de estilistas, compradores, jornalistas e formadores de opinião do mercado têxtil-moda da América Latina. Visitantes da América Latina e do mundo elegeram o evento como a plataforma perfeita para informação de moda e ampliação de negócios.
Foi a primeira edição sob o comando de Guglielmo Olearo, diretor dos salões internacionais do Première Vision.  Para Olearo, a expansão da marca Première Vision no mundo deve trazer benefícios a todos os salões, que irão ampliar a força e a sinergia do grupo por meio da comunicação comum.  “O objetivo central do Première Vision é inspirar o mercado. Queremos que os criadores encontrem aqui as ideias e os fornecedores de que precisam para iniciar suas coleções”, diz Olearo.
Trend Vision São Paulo
No Trend Vision São Paulo, a diretora de moda do Première Vision, Pascaline Wilhelm apresentou as tendências do outono inverno 14 a partir das pesquisas do grupo de especialistas do Première Vision.
As cores são nutritivas, narrativas e intimamente ligadas às matérias. Elas envolvem, protegem, acompanham e magnificam, refletindo alegremente a energia da estação. 
Entre as principais divisões de tonalidades identificadas estão a harmonia feminina, com silhuetas esculturais e desenhos majestosos. Os desenhos são brutos e sintéticos, com simplicidade altamente táctil. Nas harmonias masculinas, o chique obscuro, com uma alfaiataria preciosa. Nas harmonias casuais, um sombreado intenso em lavagens e cores de esmaltes.
Entre as histórias de moda a “manipulação da matéria volumosa” permite distanciar com o puramente virtual e associar tecnologia e sensibilidade. O artesanal contemporâneo identifica imperfeições e irregularidades, fios flammés, jacquards e motivos “efeitos materiais”.
As transições do volume .... à linha, uma estação de transição onde a moda cultiva reflexões e cruzamentos, organizam com virtuosidade as confusões entre o real e o imaginário, criam encontros entre o maciço e o desvinculado, entre a sobriedade e a fantasia.
Estruturar tudo em linhas ágeis, traçar os contornos com uma elegância vivaz. Envolver-se em um rigor sensível e sem duração, arquiteturar com descontração, desenhar a partir de uma linha simples ou de um gesto puro e forte. Elaborar os tecidos para ampliar o corpo sem restrição.
Nas separações de tendências, temos quatro tópicos: a Flexibilidade Arquiteturada: lençóis macios, feltros maleáveis, moleskines fundidas, aveludados densos. Neoprenes refinados e enobrecidos, alfaiataria e lãs flexíveis enriquecidas de elastano. Espessura suave, misturas de cobre. Lãs Milano, moletons apertados e macios.
Vislumbre de Asfalto: Alfaiataria e sedas com reflexos surdos, brilhos mercerizados ou polidos em malha e tecidos. Rendas, bordados e lãs, cetins e sedas com reflexos de couro. Moleskines e jeans revestidos de brilhos. Efeitos espelhados prata líquida ou folhas de metal.
Emotivos e Emocionantes: sombreados e mudança, motivos parcialmente escondidos, degradês nublados ou cinéticos. Painéis de seda floridos ou diluídos, bouquets turvos. Jogos de aparecimentos/desaparecimentos, pregueados de esconde-esconde.
Grandes Gestos: colocações majestosas, motivos fora do tema. Pictórico mínimo. Jacquards e fios de cortes espetaculares.
Fitness em debate
O debate “Quando o Fitness encontra a Moda”, organizado pelo Première Vision São Paulo e mediado por Geni Ribeiro, consultora especializada na indústria têxtil, reuniu em um mesmo cenário o idealizador da Casa de Criadores, André Hidalgo, a estilista da Sacada Raquel Alvarez, a desenvolvedora de produtos da Kalimo, Adriana Berto, a estilista da Bia Brazil, Ana Paula Silveira e a responsável por tendências do Groupe Carlin, Natalie Oliffson.
“Não há dúvidas de que o fitnesswear está dentro da moda. A visão no Brasil é de que nasceu na prateleira da moda, foi para a prática esportiva e agora volta com reforço, devolvendo para a moda uma espontaneidade, uma leveza de movimentos que se espalha como tendência”, reforçou Geni Ribeiro.
“As peças Bia Brazil estão presentes em diferentes países e culturas. O trabalho deve, portanto, ser realizado de maneira direcionada, respeitando-se todos os tipos de estilo: peças mais sóbrias vendem melhor na Europa e as ousadas em cores e cortes contemplam países mais abertos a estes tipos de produtos (como no caso dos EUA)”, diz Ana Paula Silveira.
“Na Kalimo o fitnesswear é uma linha complementar à de moda. Nosso foco principal continua sendo a moda, mas há 3 anos entramos de fato neste segmento, que anda paralelo à marca.  Interessante é receber o feedback dos clientes, que  sempre indicam como diferencial de nossos produtos a capacidade da Kalimo em conseguir dar a nossa visão de moda à linha esportiva. Quem faz esse tipo de produto precisa saber concretizar o link, entendendo o timing diferencial de criação, principalmente pelos desenhos, cartela de cores etc.”, complementou Adriana Berto.
“Essa é uma tendência mundial que pode ser vista tanto nas passarelas internacionais quanto no dia-a-dia da América Latina. É algo que já há algum tempo está se concretizando e que pode ser notado mais claramente atualmente”, comentou Natalie Oliffson.
“Já é possível notar como os novos estilistas utilizam o fitness nos looks de moda, quase como algo divertido, alegre e diferente”, indicou André Hidalgo.
“Vivemos hoje um momento de interesse na roupa funcional, que seja ao mesmo tempo confortável e elegante. O fitnesswear permite essa troca, garantindo a versatilidade do look”, revelou Raquel Alvarez.
Uniformes da edição
A estilista Raquel Alvarez, reconhecida pelo trabalho com marcas brasileiras como Sacada e pela presença nas páginas mundiais de moda é a responsável pela criação dos uniformes do Première Vision São Paulo. Na última edição a estilista Paula Selby Avellaneda esteve à frente da missão. O salão também já mostrou o talento de Victor Dzenk, estilista brasileiro.
De origem suíça e espanhola Raquel iniciou sua carreira fora da mesa de desenhos e do outro lado do backstage, à frente dos flashes como modelo nas agências Elite Switzerland/USA/Barcelona, Beatrice Milan, Visage Zurich/Germany e MHoms Barcelona. Passou pelo Rio Moda Hype, pelas grifes Martu e Totem, até conquistar lugar especial no comando da Sacada, marca que consagrou definitivamente seu brilhantismo fashion. Estampou as páginas das principais revistas nacionais e internacionais com seus looks criativos e maximalistas.
Os tecidos da Kalimo foram as bases da criação de Raquel. A empresa apresentou uma malha mais estruturada, o Softcell para a blusa e com recortes de tule (Sprint). A calça  bem mais fluida (Liberty20) garantiu conforto e caimento bonito. O look foi completado pelo Visco Light Lurex Sublime, que é uma malha de poliamida com lurex composta por 78% de poliéster e 22% de poliamida, indicada para ser utilizada na estamparia digital.
“Eu comecei a pensar no conceito de uniforme. O que significa esta palavra? O melhor conceito que obtive foi que ‘(...) é um vestuário padronizado e distintivo por integrantes de uma determinada categoria.(...) Os uniformes geralmente qualificam e servem como identificação social.’ Ou seja, o design deve uniformizar os integrantes em si, mas também estar integrado com sua função e com o salão”, diz a criadora sobre suas inspirações.
Bureau Peclers Paris
O conceituado bureau Peclers Paris fechou a programação do primeiro dia do salão exibindo, sob o conceito “Fashioning the Future”, os principais temas e estilos de vida do caderno de tendências Primavera/Verão 2015. 
As histórias de moda apresentadas, selecionadas com um olhar para o Brasil, deram destaque para o uso de materiais tecnológicos e silhuetas com formas exageradas. Em sua fala Andrea Merkel informou que nos EUA, a inovação do mercado gerou um aumento de 40% no comércio durante os últimos dez anos, além de um índice de faturamento de US$76 bilhões.
Carlin Internacional
Com o tema influências da sociedade, movimentos emergentes e os melhores conceitos e tendências de moda para 2015, o Groupe Carlin apontou em palestra três direcionamentos de consumo: "social energy", ramo de atividades de convivência que terá forte apoio das redes sociais; "slow", um ideal de desaceleração e "green fit", a reconexão com a natureza.
O CARLIN é o primeiro bureau de style do mundo criado nos anos 40 por Mr. Fred CARLIN. Em 1991, o encontro com Edith KELLER fundadora em 1984 da agência de comunicação Heure Locale fez fundir as duas empresas e a soma de expertises para formar a CARLIN INTERNATIONAL, primeira agência de antecipação criativa do mundo.
Palestra Tecidos Tecnológicos: moda, performance e bem-estar
Christina Rangel e Michelle Carvalho, da equipe de coordenação de serviços de design do Senai Cetiqt, apresentaram o tema  mostrando que toda e qualquer influência no vestuário e consequentemente nos materiais têxteis são provocadas pelas mudanças no comportamento do consumidor que, a cada dia, adquire novos hábitos e exige novos padrões de qualidade dos produtos.
Por outro lado, nas práticas esportivas profissionais, percebe-se um aumento significativo, em número e qualidade, das competições. A cada instante, novos recordes são quebrados, impulsionando atletas e treinadores a superar novos limites e a buscar condições ideais não só para a melhoria da performance como também para a manutenção da saúde e conforto do esportista.
Em resposta a essas demandas de mercado que se alternam entre questões estéticas, preocupações ambientais, saúde, desempenho, bem-estar e conforto, associadas à intensificação do desenvolvimento e da difusão de pesquisas tecnológicas, surgem novas técnicas de produção de fios, fibras que se situam nas fronteiras da física, química, biologia e ciência dos materiais (a nanotecnologia).
ANÁLISES DOS EXPOSITORES
Alfredo Ramponi, Ramponi
"Fazemos doze feiras por ano e o Première Vision São Paulo está entre os mais interessantes, especialmente por reforçar, a cada edição, os laços com clientes latinos feitos em edições anteriores".
Oto Arantes, Cedro Têxtil
“A Cedro Textil considerou extremamente positiva sua participação na edição outono inverno 14 do Première Vision São Paulo, principal evento de lançamentos têxteis do País. Para a Cedro, a qualificação do visitante, que demonstrou bastante interesse em relação às pesquisas de moda e novos desenvolvimentos propostos pela empresa, foi um dos destaques da temporada de negócios. “Recebemos mais de 1 mil visitantes durante os 2 dias do evento e percebemos o grande interesse desses profissionais por produtos diferenciados e que possibilitem o aumento da competitividade das confecções”, avalia Oto Arantes, Gerente Comercial de Moda da Cedro Têxtil. Dentre os lançamentos promovidos durante a feira que obtiveram maior aceitação entre os clientes, a Cedro destaca a inovadora estampa “Puff”, que possibilita desenhos com efeito em relevo, e a coleção Denim com potencial de stretch entre 30% e 50%.”
Edson Jaccoud, Carlin
"Desde a primeira edição do Première Vision São Paulo a Carlin está presente. Além de internacional, a feira é o evento mais importante do setor, trazendo informações com a antecedência necessária para indústrias e confecções".
Federica Navarra, Avantgard
"Além de antecipar a moda do futuro, o Première Vision é a melhor vitrine. Já temos novos clientes e estamos fazendo muito sucesso com o brasileiro, que adora cores".
Jeremy Somers, da Circle Line 
"É sempre válido mostrar nossos produtos no Première Vision São Paulo, que torna-se um evento mais importante a cada ano. Fechamos contratos e conhecemos muita gente da indústria".
Manuela Falcão, da Miroglio Textile
"Estamos no salão desde 2010 e acreditamos que o Première Vision São Paulo é uma oportunidade de trazer clientes de outros estados para conhecer nossa coleção e o melhor lugar para se vender estamparia".
Márcio Cantanhêde, Clariant 
“Quem conhece a Clariant se surpreende ao nos encontrar no Première Vision São Paulo. O que gera um resultado muito positivo, já que podemos apresentar nosso produto, uma forma de tingir denim diferente, sustentável, com 92% de economia de água em relação aos outros”.
Peter Vöegtlin, KBC
“O nosso saldo de fluxo de pessoas e negócios tem sido positivo neste ano e também em comparação com nossas participações em edições anteriores”.
Priscilla Sidoti, Santana
“Ficamos um tempo sem participar de grandes eventos, porque estávamos passando por uma reestruturação. Então essa nossa primeira participação, justamente quando comemoramos nossos 50 anos, num momento de reposicionamento da marca, é muito importante. O Première Vision São Paulo está ajudando muito no reposicionamento da nossa marca, agora mais voltada para moda e comportamento de alto consumo, conversando com o consumidor final, falando a mesma linguagem do varejo”
Eliano Tizone, Tecnoblu
“O nível do Première Vision São Paulo é muito bom, todos com coleções muito bacanas. O brasileiro tem isso de bom, mesmo em crise, mostra toda a sua criatividade. E isso é muito legal de ver, o setor todo unido, firme e forte na luta”.
Renata Cotrim, Kalimo
"Consideramos o Première Vision São Paulo o evento mais representativo do setor, pois movimenta a indústria e traz clientes de fora de São Paulo. Entramos na área do fitness há três anos e sua escolha como o tema desta edição foi muito importante para a Kalimo".
 Koray Eren, Kipas
"Estamos em todos os Première Vision que acontecem pelo mundo e o Brasil é um grande mercado para nós, que fazemos denim e ainda enfrentamos muita competitividade aqui. Nosso objetivo é tornar a Kipas cada vez maior e mais conhecida na América Latina".
Mustafa Oktay, da Form 
“Desenvolvemos botões a partir de ossos, petróleo, conchas, cotton e outros materiais que nos tornaram muito conhecidos na Europa. Nesta primeira vez no Brasil, pude perceber que o nosso produto, por possuir mais tecnologia e design, é diferenciado e extremamente competitivo".
ESTILISTAS
Renato Kherlakian
“Sou um apaixonado pelo denim e por isso costumo dizer que tenho sangue azul. A Santana Textiles, que completa 50 anos, me procurou para dar ao seu produto impulso e projeção, desenvolvendo uma linha de peças eternas com novas ideias, acabamentos e lavagens e, através de sua parceria com a Tecnoblu, uma nova coleção de etiquetas, botões e outros aviamentos. As novidades estão aqui no Première Vision São Paulo”.
Raquel Alvarez
“Sempre trabalhei com peças mais conceituais e tenho um estilo minimalista, que geralmente contraponho com algum detalhe chamativo. Para criar um uniforme ao Première Vision São Paulo que promovesse o encontro do fitness com a moda, concebi um look que remete a um samurai moderno, com detalhes artesanais, femininos e que trazem tecnologia e toque suave dos tecidos desenvolvidos pela Kalimo”.
Gloria Coelho
"Frequento sempre o salão, inclusive as edições de Paris e acho que o evento nos proporciona conhecer quais são as novidades, fazer pesquisa de preços, negociar e saber o que as pessoas estão pensando. Sou cliente de vários expositores do Première Vision São Paulo".
Alexandre Herchcovitch
"Sempre visito o Première Vision São Paulo para conferir os últimos lançamentos. O tecido é a matéria-prima do estilista e a feira é o nosso playground".
Reinaldo Lourenço
"Já venho no Première Vision São Paulo há alguns anos e sou cliente de alguns expositores. Para mim o evento funciona como uma vitrine para ver o que o mercado está fazendo e achar novidades".
Victor Dzenk
"Venho no Première Vision São Paulo desde a primeira edição e no ano passado fiz os uniformes das hostess. É uma iniciativa muito boa para os criadores pois concentra, num único espaço, fornecedores nacionais e estrangeiros. Venho em busca de inspiração e do tête-à-tête com meus fornecedores".
Valdemar Iódice
"Uma das grandes qualidades do Première Vision São Paulo é o acesso a certos produtos num só lugar. Às vezes achamos que não temos uma indústria preparada, mas aqui vemos o contrário, como é o caso do jeans, que está bem representado".
Sobre Première Vision
O Première Vision é considerado o mais importante evento mundial de tendências do segmento têxtil com foco em tecidos, fios, fibras, design têxtil e acessórios. Uma marca de grande reconhecimento internacional, inigualável na indústria da moda, a mostra é realizada na França e em outros países, entre eles Estados Unidos, China e Rússia. Anualmente, são realizadas 24 edições que atraem 3.400 expositores e 160.000 visitantes.
Duas vezes por ano, sob o mesmo teto, é realizado em Paris o Première Vision Pluriel, evento composto por seis feiras: Première Vision (tecidos), Expofil (fios e fibras), Índigo (design têxtil), ModAmont (acessórios têxteis), Le Cuir à Paris (couro), Zoom By Fatex (produção de moda). Por fim, a Denim by Première Vision, totalmente focada no segmento de tecidos denim e jeanswear, reúne os melhores fornecedores internacionais em Paris, nos meses de junho e dezembro.
Sobre a Fagga | GL events exhibitions
Com escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Bahia, a Fagga l GL events Exhibitions é uma das maiores empresas em promoção e organização de feiras do país, responsável pela realização de mais de 20 feiras anuais. Subsidiária do grupo GL events Brasil, operação brasileira de uma das maiores empresas mundiais do ramo de eventos, a francesa GL events, a Fagga soma mais de meio século de experiência. 

Fonte: Assessora de Imprensa - Première Vision São Paulo
Première Vision São Paulo Press Advisor


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.