quinta-feira, 18 de julho de 2013

O agronegócio como oportunidade de mercado



A instalação de sistemas para melhorar gestão de estoques, peças e defensivos agrícolas incrementa resultados das propriedades rurais


O mercado de agronegócios apresenta enorme potencial de crescimento nos próximos anos. De acordo com a FAO - Órgão das Nações Unidas voltado à agricultura e à alimentação -, há necessidade de aumentar a produção de comida em 50% nos próximos anos para suportar a demanda. Outros dados sobre o tema mostram panorama semelhante: o Rabobank - banco especializado nesse segmento - projeta crescimento de 109% na demanda por alimentos na próxima década.

A destinação de produtos de monocultura para o consumo humano esbarra na concorrência com os biocombustíveis - soja para biodiesel e cana para etanol, por exemplo - e questões relacionadas à cadeia produtiva. Estimativa da Bunge Brasil - um dos maiores players do setor - aponta que o agronegócio perca US$ 5 bilhões por ano no país por problemas logísticos. Pior: a falta de controle de estoque, peças e de defensivos agrícolas diminui em 25% os lucros.

Em prol dos resultados, a instalação de sistemas de gestão confiáveis e ágeis é boa opção. O uso de softwares específicos oferece melhor dimensionamento de recursos; acompanhamento e controle de operações; monitoramento de áreas plantadas; e administração de custos. "Além dessas soluções, nossos softwares permitem o acompanhamento por smartphones ou tablets, facilitando a tomada de decisões", afirma o diretor executivo da unidade TOTVS Curitiba e presidente do Conselho de Franquias da TOTVS S/A, Claudinei Benzi.

Com propriedades em Piraí do Sul, Tibagi e Ponta Grossa (no interior do Paraná), o agricultor Lucio Miranda cultivou, ao todo, 50 mil toneladas de grãos em 2012 - entre soja, milho e trigo. Ele já adotou os sistemas da TOTVS para Contabilidade, Recursos Humanos e Compras. "Antigamente usávamos um sistema para cada situação. Agora estão todos integrados, diminuindo o retrabalho e o risco de erro", afirma a coordenadora Administrativa, Orçamentária e de Compras, Jane dos Santos.

O sistema agrícola da TOTVS está em implantação pelo agricultor. Já foi finalizada a parte de testes e está em andamento a inclusão dos dados no sistema. "A solução vai trazer o controle de custos da safra, com manutenção de frota e controle de estoques. Temos convicção de que, com a segurança dos dados, haverá melhor planejamento e organização da safra", explica Jane. "Nossa expectativa é de um melhor gerenciamento dos nossos custos de produção", diz.

Experiência comprovada
No setor de agronegócios, a TOTVS tem 22 anos de vivência e atuação em oito países. Somente no Brasil, seus 230 clientes respondem por 60% da produção da cana-de-açúcar. Em relação a outros grãos, 120 clientes são responsáveis por plantar 1,5 milhão de hectares no país.

Sobre a TOTVS
Líder absoluta no Brasil, com 55,4% de marketshare*, e também na América Latina com 35%, a TOTVS é uma empresa de software, serviços e tecnologia. É a 6ª maior desenvolvedora de sistemas de gestão integrada (ERP) do mundo e a 1ª em países emergentes, sendo líder também no segmento de pequenas e médias empresas (PME) na América Latina. A TOTVS foi a primeira empresa do setor de TI da América Latina a abrir capital e está listada no Novo Mercado da BOVESPA. Suas operações em ERP são complementadas por um amplo portfólio de soluções verticais e por serviços como Consultoria, BPO e CloudComputing. Para mais informações, acesse o website www.totvs.com.

*Fonte: Gartner - "Market Share: All Software Markets, Worldwide, 2012".

Fonte: Central Press.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.