segunda-feira, 15 de julho de 2013

Férias de julho: cuidado com o ganho de peso em crianças e adolescentes



Frio, falta de atividades físicas e aumento do consumo de calorias se reflete na balança no recesso das aulas


Além de encontrar um local adequado para deixar os filhos, outra preocupação toma conta dos pais durante as férias de julho: o ganho de peso. O frio somado ao aumento do consumo de alimentos e da redução das atividades físicas resulta, invariavelmente, em alguns quilos a mais na balança até o retorno às atividades normais.
A pesquisa "Comportamento antropométrico de adolescentes durante o ano letivo e período de férias", desenvolvida pelo professor de Educação Física Fábio Cássio Ferreira Nobre na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), apontou que o período de recesso aumentou o peso de jovens entre 11 e 15 anos. Conforme o estudo, nas férias, crianças e adolescentes ficam mais sedentárias e se alimentam mal: em quantidade e em frequência. É justamente no período da adolescência que o cuidado com o peso deve se intensificar.
"A adolescência é uma fase muito perigosa para uma possível obesidade futura, pois os hormônios envolvidos no estirão do crescimento favorecem a multiplicação das células de gordura, o que chamamos de obesidade hiperplásica ( ou seja, com muitas células). No caso de um adulto, as células tendem a não se multiplicar tão rapidamente, a maioria apenas aumenta de tamanho", explica o endocrinologista da Estância do Lago, Fabiano Lago. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 20% dos jovens entre 10 e 19 anos estão acima do peso e 5% em situação de obesidade.
Entre as crianças de 5 a 9 anos, o índice de excesso de peso e de obesidade é de 33,5% e 14,3%, respectivamente. A professora do curso de Nutrição da UniBrasil e especialista em nutrição clínica Natercia Ribeiro afirma que o controle de peso deve ocorrer desde a primeira infância. "Há estudos que mostram que crianças que consomem doces e frituras antes dos dois anos têm tendência a preferi-los mais tarde", afirma. O consumo desse tipo de alimento influencia na saúde alimentar no futuro, na idade de 5 a 9 anos.
Apesar de no frio haver aumento metabólico de 5 a 10%, Natercia ressalta que o fato não pode ser usado como desculpa para se comer mais ou alterar o hábito de alimentação. "É importante manter a rotina alimentar da criança. De vez em quando, não há problema em levá-las ao fast food ou comer bolo de chocolate e doces, mas não pode fazer desses alimentos uma regra", adverte. "Em geral, as calorias entre o almoço e a janta estão em alimentos ricos em gordura, como salgadinhos", acrescenta o endocrinologista.

Atividade física
Ficar em casa e se refugiar do frio se tornou uma atração a mais nos últimos anos em razão de aspectos tecnológicos, como a criação de videogames e do aumento do acesso à internet. Esse fator é acentuado pelo receio dos pais em permitir que crianças e jovens saiam de casa sem acompanhamento por questões de segurança. Apesar das dificuldades, os especialistas alegam que manter a atividade física é fundamental em prol da saúde.
"Os pais ou quem estiver com a criança deve levá-las ao parque ou estimular as atividades físicas", diz Natercia, da UniBrasil. "É preciso usar a criatividade para que as crianças brinquem mais e encontrem mecanismos para queimar calorias, mesmo que seja dentro de casa", afirma o endocrinologista da Estância do Lago.

Sobre a UniBrasil - Fundada em 2000, por professores doutores da Universidade Federal do Paraná, a UniBrasil (Faculdades Integradas do Brasil) possui mais de 7 mil alunos em cursos de graduação, pós-graduação e mestrado. Além de excelência na formação, com corpo docente altamente qualificado (75% dos professores com títulos de mestre ou doutor), a UniBrasil promove o incentivo ao esporte (com a manutenção de equipes e bolsas de estudo aos atletas), à globalização (com programas de intercâmbio e bolsas internacionais), à sustentabilidade (com ações sustentáveis e adesão ao Global Compact da ONU), à cultura (com o grupo de teatro Grutun!) e à pesquisa (com uma biblioteca com mais de 100 mil volumes e investimento em publicações). Com 150 mil metros quadrados, o campus das Faculdades Integradas do Brasil está localizado no bairro do Tarumã, na capital paranaense. A infraestrutura moderna oferece aos alunos estacionamento amplo, complexo esportivo com academia, quadra poliesportiva, piscina, modernos laboratórios de informática e Clínicas de Saúde (com atendimento gratuito à comunidade).

Sobre a Estância do Lago Spa & Wellness - Criado em 1985, em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba (PR), o spa oferece tratamentos clínicos e estéticos. Possui equipe multidisciplinar para realização de consultas médicas e psicológicas, exames laboratoriais, orientações nutricionais, atendimento com preparador físico e serviços de enfermagem. Na área de estética, dispõe de diversos procedimentos, desde hidratação facial a sessões de watsu. O espaço é cercado pela natureza, com lago, trilhas ecológicas formadas por bosques naturais e jardins que ocupam 170 mil metros de área verde a 15 km da capital paranaense.

Estância do Lago SPA & Wellness
Endereço: Rua Pedro Teixeira Alves, 930 - Almirante Tamandaré - PR
Informações e reservas: (41) 3525-0000
www.estanciadolago.com.br

Fonte: Central Press.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.