quinta-feira, 11 de julho de 2013

Evite conflitos durante a reforma do condomínio


Planejamento e informação evitam problemas com os condôminos

Fazer reformas em condomínios é sempre um assunto polêmico e que gera diversas discussões internas. Dúvidas sobre aprovação de projeto, melhor época para fazer a obra e como gastar o dinheiro pipocam na cabeça dos condôminos e dos administradores do condomínio, podendo gerar muitas controvérsias.
A Gerente da Auxiliadora Predial, Ângela del Pino, diz que a época mais comum para fazer grandes reformas é durante o verão. “Nesta época, as reformas são mais propícias, pois vários condôminos viajam e, com menos moradores, os transtornos são menores”, informa Ângela. Embora as reformas sejam realizadas no momento em que o condomínio fica mais vazio, todos os condôminos devem estar a par de tudo o que acontece, desde o planejamento até o fim da obra.
A questão financeira deve ser tratada sempre com muita clareza, pois embora algumas obras emergenciais possam ser aprovadas pelo conselho e pelo síndico, grandes reformas têm a obrigatoriedade de contar com a aprovação em assembleia, que também definirá passos importantes da obra. “Além de questões financeiras, a assembleia deve estudar e aprovar as pesquisas de preços, o projeto da reforma e definir os prazos e a empresa prestadora do serviço”, orienta Ângela.
Os serviços devem obedecer ao prazo estipulado no inicio das obras, sendo passível de multa caso o atraso aconteça. Para evitar transtornos aos moradores e à rotina social do condomínio, o Condomínio Ankara Park, de Porto Alegre adotou o isolamento das áreas reformadas, evitando assim a poeira, o barulho e mantendo tudo em relativa ordem durante a obra. “Obras sempre geram algum desconforto e interditar alguns espaços da área comum, apesar de mudar um pouco a rotina, ajuda a minimizar os transtornos”, afirma Cristiane Soares, Síndica do condomínio Ankara Park.
Para Ângela del Pino, o segredo de uma obra bem executada e sem dor de cabeça para moradores e administradores é um bom planejamento. “Quando tudo é discutido de forma clara, com um projeto bem definido e respeitando a vontade da maioria, as chances de erros e discussões diminuem e a obra flui sem maiores conflitos”, diz ela.
Se houver interesse no assunto, podemos agendar uma entrevista com Ângela del Pino, responsável pela área de Gestão Total da Auxiliadora Predial, e podemos indicar condomínios que encontraram formas de realizar as reformas sem conflitos com os moradores.

Fonte: Prime Comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.